Como fazer a manutenção do seu carro

Você sabe como fazer a manutenção do seu carro? Essa é uma pergunta muito comum tanto para quem acabou de comprar um carro quanto para quem já o possui há um tempo. No entanto, não é necessário ter vergonha, porque quanto mais informação for adquirida a respeito disso, melhor.

A manutenção do carro deve ser feita de uma forma que garanta segurança para todos os condutores, bem como para os seus passageiros. Caso seja realizada da maneira correta, ela poderá garantir proteção nas estradas, bem como uma maior durabilidade do veículo, o que evita gastos recorrentes.

Evite usar peças de segunda linha, principalmente se o seu carro for um importado. para isso, acesse JP Imports e compre peças originais!

Saiba quando fazer a manutenção preventiva

Para saber como fazer a manutenção do seu carro, é necessário compreender um pouco melhor sobre a manutenção preventiva. De toda a maneira, não há uma data específica a respeito de quando ela deve ser realizada, visto que esse período varia muito de acordo com o modelo e a marca.

No entanto, é possível adotar, como regra geral, que ela precisa ser realizada a cada seis meses ou a cada 10 mil quilômetros, de acordo com o que vier primeiro. Caso ainda tenha dúvidas a respeito disso, basta avaliar o manual do proprietário, onde há o período exato da realização da manutenção.

Caso o seu carro seja zero quilômetro, será necessário que fique ainda mais atento às revisões dadas como obrigatórias. Em relação aos seminovos que já passaram por todas as revisões obrigatórias definidas pela concessionária, também será necessário levá-lo com frequência a um mecânico.

O estilo de direção e as condições em que um carro é exposto na estrada também podem interferir diretamente na manutenção do carro. Muita poeira, estradas esburacadas e, até mesmo, parar em um grande congestionamento interferem nas condições apresentadas a curto e a longo prazo pelo veículo.

Dicas indispensáveis para a manutenção

Para quem ainda tem dúvidas sobre como fazer a manutenção do seu carro, é importante ficar de olho em alguns componentes essenciais. Para quem um carro se mantenha em perfeito estado e funcionando a todo o vapor, algumas peças devem ser verificadas e substituídas, se necessário.

Confira, abaixo, quais são os principais fatores que influenciam na qualidade da direção e, também, na segurança dos condutores.

Alinhamento de direção

Ainda que notar que o alinhamento do seu carro não seja mais como antes seja uma tarefa quase impossível, é necessário se manter atento. Ao longo dos anos, o desgaste acontece de forma muito lenta, mas vai progredindo pouco a pouco, fazendo com que o motorista não perceba a diferença.

Sendo assim, é válido compreender que os carros começam a apresentar alguns indícios em relação à direção desalinhada. Sempre que possível, busque os menores sinais de que o carro está, de alguma maneira, fora de seu alinhamento. Isso fará com que os custos futuros com manutenção sejam reduzidos.

Para saber como fazer a manutenção do seu carro em relação ao alinhamento, basta ficar de olho no funcionamento dos freios e se o veículo parece estar mais pesado do que há algum tempo.

Correias do motor

As correias do motor também precisam ser alvo da atenção do motorista, até porque existem diversas correias dentro do motor com funções e ajustes distintos. Consultar um mecânico de confiança pode ser o principal diferencial para garantir que nada saia do controle no momento da condução.

Caso uma das correias do motor venha a arrebentar, o carro vai acabar parando de funcionar, sequer saindo de seu lugar. No entanto, caso a correia arrebente com o veículo em funcionamento, é muito provável que dezenas de peças sejam danificadas no processo, gerando grandes despesas.

Rodízio de pneus

O rodízio de pneus também vai te ajudar a saber como fazer a manutenção do seu carro. Os pneus carecas acabam representando muitos problemas, principalmente nos dias de chuva. O carro pode acabar derrapando e causando acidentes. A lei exige que as ranhuras tenham, no mínimo, 1,6mm de distância do piso.

Quando essas peças essenciais do veículo começam a passar por um período de desgaste, é preciso fazer uma verificação periódica dessas ranhuras. Além disso, também é importante fazer a verificação dos pneus como um todo, removendo pedras, pregos, parafusos ou saibros.

Troca de óleo

A troca de óleo é um dos fatores mais comentados entre os motoristas, principalmente porque é esse simples gesto que pode garantir a continuação de um bom funcionamento do veículo. Para que a verificação seja feita da maneira correta, é preciso que o motor esteja desligado há, no mínimo, cinco minutos para que o óleo desça ao compartimento.Para descobrir como fazer a manutenção do seu carro, lembre-se de ter em mãos uma flanela ou papel higiênico. Assim, basta tirar a vareta da medição de óleo e limpá-la. Recoloque-a no compartimento e, então, espere dez segundos. Por fim, retire novamente e veja a marcação.