Terceirização de serviços de portaria: como funciona? Quais são as vantagens e desvantagens?

A terceirização de serviços de portaria tem sido uma opção bastante proveitosa dos condomínios para o controle de entrada e saída de pessoas. Segurança e redução de custos são alguns dos principais motivos para a escolha deste segmento de trabalho.

Tendência mundial, a terceirização de portaria no Rio de Janeiro e em São Paulo, por exemplo, ajuda grandes cidades a lidar com a privacidade dos condomínios e da circulação de transeuntes, uma vez que regiões muito povoadas geram medo de moradores. 

Existem diversos fatores para escolher os melhores serviços de portaria. Ao longo deste artigo, vamos mostrar os principais benefícios e como decidir entre as melhores empresas do ramo. Continue com a gente!

O que é terceirização de portaria?

A terceirização de portaria é o modelo de serviço externo contratado por uma empresa para que seja responsável pela portaria do local. Ao invés do próprio estabelecimento gerenciar a atividade, ela tem como parceria uma organização que contrata e administra os profissionais, respeitando as regras de cada cliente.

Desse modo, a empresa de portaria irá cuidar do recrutamento e seleção de profissionais, do pagamento e dos encargos trabalhistas.

Como funciona a terceirização de portaria?

A terceirização de portaria pode acontecer em vários lugares, como condomínios residenciais, empresariais, fábricas, edifícios, entre outros.

O serviço de portaria e recepção funciona da seguinte forma: os profissionais são contratados para fazer atividades diferentes. Além do controle de entrada e saída, os porteiros também observam a entrada e saída de materiais e equipamentos.

Além dos citados, os porteiros também:

  • fazem atendimento de telefone;
  • atendem pedidos de informações;
  • recepcionam as pessoas;
  • executam serviços de vigilância.

Isto é, independentemente do tipo de local, a empresa de porteiro cumpre com suas obrigações, considerando as condutas estipuladas pelo cliente para manter a ordem no prédio.

Terceirização de serviços de portaria: vantagens e desvantagens

Existem muitas vantagens e desvantagens de adotar essa prática de trabalho. Veja quais são:

Vantagens 

1. Seleção de funcionários  

A empresa de serviços terceirizados de portaria será responsável por todo o processo de admissão de funcionários, passando pelo recrutamento, seleção, contratação e conferência de documentos.

Essa é uma grande vantagem, pois não envolve o gestor para realizar essas funções.

2. Reposição de faltas

Em caso de ausência de algum colaborador, é muito comum que o síndico ou o zelador tome conta da portaria, o que se torna um incômodo pela ineficiência e dedicação a outra tarefa.

Por essa razão, uma empresa terceirizada pode cobrir a falta do profissional, mantendo a qualidade do serviço,

3. Gestão completa

A terceirização de portaria será responsável por todos os atributos acordados com o cliente. Sendo assim, o síndico ou o administrador do condomínio somente irá se preocupar em avaliar o serviço prestado.

4. Economia em equipamentos

Os utensílios utilizados no trabalho não serão mais de responsabilidade da contratante. A empresa de portaria assumirá as despesas de equipamentos como rádio, uniformes e celulares para comunicação entre as equipes, o que significa redução de custos.

Desvantagens

Despesas com verbas rescisórias

A portaria remota pode gerar demissões involuntárias e, em consequência, despesas adicionais com verbas rescisórias.

Além do mais, o condomínio tem chances de sofrer com processos trabalhistas por acúmulo de função, pagamentos de horas extras trabalhadas, adicional noturno, entre outros.

Por essa razão, é importante que o condomínio firme com a terceirizada uma relação contratual favorável para ambas as partes, com todos os detalhes especificados, principalmente com adendos de improváveis acontecimentos ao longo do caminho.

Falhas no sistema

A empresa de porteiro deve operar com tecnologia e equipamentos modernos para oferecer um bom desempenho.

Falhas em rádios ou celulares durante um momento de alta movimentação no condomínio pode ser prejudicial para todos os lados. Por isso, contar com uma empresa de portaria qualificada, atenta a esses detalhes, faz diferença em situações desafiadoras.

Vale a pena contratar um serviço de portaria terceirizado?

Se você está em dúvida se vale a pena ter uma empresa a seu dispor, é essencial verificar a sua necessidade, considerando para quando você precisa e quantidade de pessoas disponíveis.

Avaliar alguns critérios podem fazer a diferença antes da contratação, por exemplo:

  • o processo seletivo pode gerar dor de cabeça. Por isso, é fundamental identificar como a empresa lida com a falta de funcionários;
  • o pagamento de funcionários terceirizados deve ser feito corretamente. Muitas delas agem erroneamente, causando diversas reclamações trabalhistas

Logo, a terceirização de serviços de portaria é uma realidade no mercado que facilita a vida dos administradores, além de deixar os moradores e visitantes mais despreocupados em relação à segurança do dia a dia.