7 dicas de relacionamento com fornecedores para aplicar no seu negócio

Manter um relacionamento com fornecedores é o primeiro passo para garantir o sucesso das parcerias de negócio e fortalecer relacionamentos com empresas de excelência do mercado.

Uma relação comercial é uma via de mão dupla. Se ambos os lados cumprirem o que foi prometido, as chances de renovar o contrato ou fazer um novo pedido são maiores.

À medida que as relações se fortalecem, cria-se uma rede de fornecedores, que são aqueles que você sabe que são confiáveis.

Quer melhorar o relacionamento com fornecedores do seu negócio? Reunimos dicas fáceis de colocar em prática para criar e manter um relacionamento duradouro. Confira!

Por que é importante fazer uma boa gestão de relacionamento com fornecedores?

Um bom relacionamento com fornecedores é importante para conquistar algumas vantagens estratégicas para o seu negócio.

A primeira é poder negociar prazos. Quando você precisa de uma entrega urgente, as chances de conseguir diminuir o prazo de entrega com um fornecedor que já te conhece são muito maiores.

O mesmo vale para a negociação de descontos e bônus que podem ser conquistados a partir de um bom relacionamento com fornecedores.

Isso pode evoluir até para uma tabela de preços diferenciada, se tiver um fornecedor que sempre atende uma demanda específica do negócio. A confiança que ambos têm na relação comercial, permite fazer esse tipo de concessão. 

Dessa forma, a empresa consegue gerenciar os custos com mais eficiência, organizar o fluxo de caixa e ainda melhorar o planejamento financeiro.

7 dicas para manter um bom relacionamento com fornecedores

Quer melhorar a gestão de relacionamento com fornecedores na sua empresa? Então, confira as dicas a seguir para consolidar boas parcerias.

1. Ter uma política justa e transparente 

Como diz o ditado, o combinado não sai caro. Então, para não pegar o fornecedor de surpresa com alguma exigência, seja claro sobre os padrões de trabalho da sua empresa desde o começo e explique todos os pontos importantes.

Dessa forma, o parceiro pode analisar as vantagens de se relacionar com a sua empresa e se realmente pode atender às exigências de compliance estabelecidas. 

Essa definição funciona como um filtro dos candidatos. Aqueles que toparem as condições podem avançar no processo de qualificação de fornecedores e entrar para o quadro de parceiros.

2. Dê prioridade para a qualidade

Aproveitando a oportunidade, temos mais um ditado popular que reforça a importância de um bom relacionamento com fornecedores: o barato sai caro. 

Claro que podem existir exceções. Ao analisar um parceiro em potencial, compare as propostas com a de outros para identificar se não há muita discrepância nos valores e condições oferecidas.

Por exemplo, se você precisa de uma determinada matéria-prima, ela precisa ser de qualidade, pois é a base do seu produto. Trocando um fornecedor por outro mais em conta, é importante garantir que não haverá perda na qualidade. 

Então, fique atento, pois o preço é apenas um dos fatores da equação.

3. Mantenha a comunicação com o fornecedor

Geralmente, as empresas exigem um canal de suporte ativo e eficiente, mas não oferecem o mesmo de volta para atender o fornecedor.

Fortaleça a comunicação com os parceiros da empresa, informando com quem eles devem falar caso aconteça alguma mudança ou imprevisto no prazo ou mesmo se o pagamento não foi realizado.

Isso evita atrasos e pequenos desgastes na relação que, ao longo do tempo, podem comprometer o bom relacionamento com fornecedores.

4. Esteja atento ao cumprimento das propostas

Fazer uma gestão de fornecedores é importante para acompanhar o andamento de cada proposta fechada. Dependendo do número de fornecedores que abastecem a empresa, o trabalho é grande.

Então, divida o acompanhamento entre a equipe da área de compras para que cada fornecedor seja acompanhado de perto.

Isso garante que a sua empresa está cumprindo os requisitos pedidos e também recebendo o serviço ou produto da forma correta, o que ajuda a resolver divergências com antecedência e calma, antes de se tornarem problemas.

5. Monitore os indicadores de compra

Um bom relacionamento com fornecedores também se mede por meio de indicadores de desempenho relacionados ao trabalho. 

Alguns exemplos de KPI para compras que podem ser acompanhados são: cumprimento do prazo de entrega, oscilação de preço entre fornecedores, lead time, entre outros.

Com essas informações, a equipe pode identificar os fornecedores com melhor desempenho e estreitar o relacionamento com eles. Os indicadores também servem de argumentos na hora de fechar novas propostas e conseguir negociar valores vantajosos.

6. Trabalhe com uma rede de fornecedores

Se a política de relacionamento com fornecedores na sua empresa é de trabalhar com mais de um fornecedor para a mesma área, deixe essa informação clara para todos.

Essa decisão é estratégica, pois evita a dependência de um único fornecedor e, dessa forma, sua empresa pode ser atendida sempre que precisar.

Mesmo podendo comprar tudo de um parceiro só, esse cuidado ainda ajuda a fortalecer sua rede de fornecedores. 

7. Mantenha os fornecedores atualizados das demandas

Outra dica para manter um relacionamento com fornecedores positivo é mantê-los atualizados sobre as demandas da empresa.

Dificilmente, um negócio aumenta a capacidade produtiva do dia para noite. Uma série de ajustes precisa ser feita para isso, incluindo, informar os fornecedores e confirmar se eles têm disponibilidade para uma nova demanda.

Assim, o novo ritmo de trabalho pode ser atendido e se for preciso contratar mais um fornecedor, a empresa terá tempo hábil para fazer isso, a partir do que os fornecedores atuais conseguem atender. 

Com as dicas acima, o relacionamento com os seus fornecedores pode alcançar um novo patamar de excelência, contribuindo para o desenvolvimento e crescimento da empresa. 

Além disso, você vai conseguir contar com uma rede de parceiros qualificados e que seguem as regras de compliance da empresa. Bom trabalho!
Este artigo foi escrito pela Linkana, empresa referência na análise pública automatizada de Compliance e governança corporativa no processo de homologação de fornecedores.