Rótulo de cerveja

Rótulo de cerveja: como diferenciar o produto?

A cerveja é uma das bebidas mais consumidas pelos brasileiros durante o ano todo. De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), o Brasil já é o terceiro maior fabricante mundial, com 13,3 bilhões de litros produzidos. O Brasil apenas perde para a China (46 bilhões) e para os Estados Unidos (22,1 bilhões). 

Em termos de faturamento, tem-se um total de R$ 77 bilhões, equivalente a 2% do PIB e 14% da indústria de transformação nacionais, contribuindo com R$ 25 bilhões em impostos.

Com o aumento constante do número de concorrentes, além de investir na produção de produtos com alta qualidade, é necessário que as empresas encontrem formas de se diferenciarem, assim como chamar atenção dos seus clientes. Neste contexto, é importante pensar no rótulo de cerveja como forma de diferenciação.

Rótulo de cerveja: o que é importante saber?

Além de ser um item obrigatório de acordo com a legislação, o rótulo de cerveja também pode ser utilizado de maneira estratégica como forma de diferenciação em relação à concorrência.

Diversos estudos evidenciam a importância do rótulo também como instrumento de propaganda e como influenciadora de compra por parte dos clientes.

Por exemplo, uma pesquisa realizada pela organização Two Sides concluiu que as embalagens influenciam a decisão de compra, com maior ou menor frequência, em 99% dos casos. Para 32%, esta influência é constante e, para 41,75%, é frequente.

Assim, se o rótulo de cerveja for bem planejado, certamente trará impactos positivos para o faturamento como um todo, de acordo com estas três ações: geração de uma vantagem competitiva, redução de custos e aumento das vendas.

Vantagem competitiva através do rótulo de cerveja

Com tantas opções de cervejas, criar uma vantagem competitiva é umas das formas de fazer uma marca se destacar.

Ou seja, um rótulo de cerveja marcante e estrategicamente criado irá trazer:

  • Diferenciação para a marca;
  • Posicionamento na mente do consumidor.

Redução de custos

Sabe-se que manter um cliente é muito mais barato do que conquistar novos. Uma pesquisa da Harvard School Business mostrou que, a depender do segmento, adquirir um novo cliente pode ser de 5 (cinco) a 25 (vinte e cinco) vezes mais caro do que reter um cliente que já comprou. Ou seja, fidelizar o cliente é uma estratégia com um excelente custo x benefício para um negócio.

Aumento das vendas

Com a marca da cerveja bem-posicionada em relação aos concorrentes, atrativa para os consumidores e forte no imaginário dos clientes, certamente estas variáveis irão se reverter no aumento das vendas.

Ou seja, o rótulo de cerveja criado de maneira estratégica serve como forma de diferenciação, impactando diretamente nas vendas da empresa.  

Qual tipo de rótulo de cerveja é o mais adequado?

Há diversos tipos de rótulo de cerveja personalizados. Como a cerveja ficará armazenada, idealmente, na geladeira do consumidor, além de ser muito manuseada durante o próprio consumo, o adequado é buscar uma opção de rótulo de cerveja mais resistente devido a essas condições.

No geral, usa-se para o rótulo de cerveja o filme BOPP (Polipropileno Biorientado), também conhecido como plástico ecológico. Por se tratar de um filme, apresenta alta resistência, tanto em relação ao atrito do excesso de manuseamento quanto em relação à umidade e à baixa temperatura.

Assim, o rótulo de cerveja personalizado pode ser ideal para o aumento das vendas da cerveja e o fortalecimento da marca no respectivo mercado. Através da personalização do rótulo de cerveja é possível que o produto apresente uma exclusividade na identidade visual.

É importante reforçar que o rótulo de cerveja pode ser o primeiro contato do consumidor com a respectiva marca. Logo, é extremamente importante dar atenção aos seus elementos visuais e à sua qualidade, visto que estas variáveis influenciam diretamente a decisão de compra.

E quais são esses principais elementos visuais de um rótulo de cerveja?

  • Cores;
  • Fontes;
  • Linguagem;
  • Material do rótulo.

Além disso, pode-se escolher os tamanhos e os formatos ideais para a mensagem que a marca quer passar para os clientes, além de se diferenciar em relação aos concorrentes. Ou seja, o rótulo de cerveja planejado de maneira estratégica traz diferenciais para a marca e para o produto.