Conheça os diferentes tipos de mordidas

Você já parou para pensar que um simples ato de mastigar pode esconder problemas que muitos de nós nem sabemos que temos? Pois é, estou falando da má oclusão, um vilão oculto por trás das diferentes mordidas que, se não tratado a tempo, pode trazer uma série de complicações para nossa saúde bucal. Mas não se preocupe, hoje vamos mergulhar nesse tema e entender um pouco mais sobre o que é, quais são os tipos de mordidas e como podemos cuidar melhor da nossa boca.

Um problema que é bastante comum, mas muita gente nem sabe que possui, é a má oclusão. Escondendo-se atrás das mordidas, algumas pessoas sofrem desse problema quando mastigam, mas acabam por nem perceberem, pois a curto prazo quase não apresenta problemas.

Porém, a má oclusão pode causar diversos problemas à longo prazo na cavidade bucal, ainda mais se não for tratada nos primeiros estágios. Essa situação em alguns casos é mais fácil de perceber do que em outras, podendo ser reparadas apenas por um mero detalhe. 

Para tratar desses problemas, é importante ter um plano dentario para mei.

Antes de prosseguir, é sempre bom ressaltar a importância da escovação para uma melhor preservação da saúde bucal. 

O recomendado é que se escove ao menos três vezes ao dia, tendo enfoque na parte da noite, que é quando a salivação torna-se mais escassa, permitindo a proliferação de bactérias. Ter um plano odontologico para mei é relevante.

O que é má oclusão?

Por mais que não seja muito discutido, há mais de um tipo de mordida, e cada pessoa tem seu próprio tipo. 

Contudo, antes de falar dos tipos, é importante entender do que se trata a má oclusão dentária, problema que é muito recorrente em pessoas de qualquer idade, mas que pode causar diversas complicações, se não tratadas desde o começo.

Assim como qualquer outro problema bucal, a má oclusão pode causar sérios danos a estrutura óssea da boca ao longo do tempo, por isso deve ser resolvido o mais rápido e cedo possível.

Para resolver qualquer um desses problemas, você deve procurar saber como funciona plano odontologico empresarial, para poder realizar um tratamento.

A má oclusão dentária pode ser definida como um desalinhamento ou até mesmo um entrelaçamento entres os dentes, quando eles se encontram no fechamento da mandíbula, ao realizar o ato de mastigação, por exemplo. 

Em condições normais da cavidade bucal, os dentes superiores não podem entrar em contato com os inferiores, mas sim encobri-los, ou seja, o “arco” que os dentes superiores fazem deve ser maior que os inferiores.

Caso esse problema esteja em sua boca, realize uma consulta através de um plano empresarial odontologico.

Uma coisa que vale a pena constar, é que é possível perceber sinais de que você possui má oclusão, já que conta com alguns sintomas, como:

  • Desgaste dos dentes;
  • Fortes dores de cabeça ao mastigar;
  • Dificuldade na ingestão;
  • Dores na mandíbula.

Dessa forma, caso você apresente qualquer um desses sintomas acima, por mais que não seja nada, é de suma importância que você realize uma consulta ao dentista, para que ele possa te instruir e ainda te alertar se você tiver ou não a má oclusão.

Vale ressaltar que o dentista não serve apenas para tratar desses problemas já aparentes, mas sim prevenir que outras complicações aconteçam.

Além disso, ele também será responsável por dar dicas de como melhorar a saúde e higienização bucal, prática que deve partir, primeiramente, do individual de cada um.

Quais são os tipos de mordida?

Agora que ficou mais claro do que se trata a má oclusão, problema muito comum, embora muitas vezes seja batido, é importante ter o conhecimento acerca dos tipos de mordida, coisa que não é muito comentada.

É sempre bom lembrar que diversos tratamentos podem ser realizados no consultório odontológico, por isso é sempre bom procurar saber quais são os beneficios plano odontologico empresas.

  1. Mordida cruzada

A mordida cruzada pode acontecer quando os dentes inferiores ficam sobrepujando os dentes superiores.

Pessoas que têm esse tipo de mordida, muitas vezes acabam por apresentar quadros de assimetria facial, bem como problemas na articulação da região da mandíbula, que fica mais aparente quando realizam a mastigação.

  1. Mordida aberta e mordida profunda

No caso da mordida aberta, é quando há a ausência de contato entre os dentes superiores e inferiores, podendo resultar em um sorriso mais aberto.

No caso da profunda, é quando o contato e o encaixe acontecem em uma quantidade exagerada, fazendo com que os dentes cheguem a tocar no céu da boca.

Em ambos os casos, os principais problemas apresentados são a dor na hora de mastigação e fortes dores de cabeça.

  1. Prognatismo e retrognatismo

Sendo um o oposto do outro, o prognatismo se dá quando a mandíbula inferior ultrapassa os dentes superiores, enquanto o retrognatismo é justamente o contrário, onde a mandíbula superior acaba por ultrapassar os dentes inferiores.

  1. Diastema e apinhamento

Seguindo a mesma ideia das mordidas passadas, um é o oposto do outro. Diastema é quando há um espaço grande demais entre os dentes, e o apinhamento é quando há pouco espaço entre um dente e outro.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Tipos de Mordidas e Seus Impactos na Saúde Bucal: Um Guia Completo

O artigo aborda o problema comum da má oclusão dentária, destacando como ela pode se manifestar de diferentes formas e causar problemas sérios a longo prazo se não for tratada adequadamente. A má oclusão é um desalinhamento dos dentes que pode afetar a mastigação e levar a dores e desgastes. O texto enfatiza a importância de um diagnóstico precoce e tratamento adequado, incluindo a manutenção de uma boa higiene bucal e a consulta regular ao dentista. São apresentados os principais tipos de mordidas, como mordida cruzada, aberta, profunda, além de condições como prognatismo e retrognatismo, cada um com suas particularidades e formas de tratamento.

O que é má oclusão?
Má oclusão é um desalinhamento ou entrelaçamento dos dentes ao fechar a mandíbula, afetando a mastigação.

Quais são os principais sintomas da má oclusão?
Os sintomas incluem desgaste dos dentes, dores de cabeça ao mastigar, dificuldade na ingestão e dores na mandíbula.

Como a má oclusão pode ser tratada?
O tratamento envolve diagnóstico precoce, manutenção de boa higiene bucal, e, em alguns casos, o uso de aparelhos ortodônticos ou cirurgia.

Quais são os tipos de mordida?
Existem vários tipos, incluindo mordida cruzada, aberta, profunda, prognatismo e retrognatismo.

Por que é importante tratar a má oclusão?
Tratar a má oclusão é crucial para evitar complicações a longo prazo, como danos à estrutura óssea da boca, dores e problemas na mastigação.