Tudo sobre geolocalização

Mesmo que você não saiba o que é geolocalização, com certeza você já deve ter usado. Sendo assim, nesse artigo você vai conhecer tudo sobre geolocalização.

A seguir você vai entender o que é a geolocalização, como funciona os sistemas, alguns exemplos na prática e sua importância por exemplo, para alguns setores econômicos.

Se você ainda não faz ideia do que seja, não se preocupe, vamos explicar direitinho como essa tecnologia funciona na prática, e como ela vem a cada dia se desenvolvendo mais.

Confira!

O que significa geolocalização?

A geolocalização surgiu por exemplo para auxiliar as tropas na guerra em relação ao seu posicionamento em algum território.

Nos dias atuais, podemos dizer que ela é a localização que algum dispositivo fornece seja de uma pessoa que esteja utilizando, ou até mesmo de um objeto.

Há diversas tecnologias que utilizamos que fornecem a localização de um dispositivo, muito comum encontrar em tablets, smartwatches e celulares.

Ela começou a ser utilizada mercadologicamente há um pouco mais de 10 anos, desenvolvendo as suas funcionalidades a cada dia.

De forma geral, esse tipo de tecnologia está sendo inserida cada vez mais no cotidiano das pessoas, servindo para muitas coisas.

Dessa forma, ela pode ser utilizada para conseguir informações sobre serviços, lojas e até mesmo sobre como está o trânsito.

Muitos aplicativos começaram a utilizar a tecnologia por conta da sua praticidade, não somente para quem a utiliza, mas também para algumas organizações que utilizam ela em seu sistema de trabalho.

Como funciona o seu sistema?

Há diversas formas de utilizar a localização, seja para informar o local, seja de um objeto ou de uma pessoa, como também para se orientar em relação a um trajeto.

Para que você entenda melhor o que é uma geolocalização, é importante entender como ela pode ser utilizada.

Sendo assim, separamos alguns itens nos quais ela é utilizada, confira:

  • AGPS: ele um tipo de GPS aperfeiçoado que recebe dados através de uma antena, sendo o mesmo conhecido também como GPS Assistido;
  • GPS: através de um satélite, a localização é realizada por sinais que são captados, sendo que para que ocorra tudo de forma adequada é importante que as condições de tempo estejam favoráveis;
  • GSM: através das ondas de rádio, a localização é realizada. Ela obtém os dados através de operadoras móveis;
  • Wifi: essa localização é obtida através de redes de wi-fi, onde é possível determinar a mesma mesmo que o GPS estiver fora de funcionamento.

Alguns exemplos 

Como podemos perceber a geolocalização está presente no nosso cotidiano em muitos dispositivos que utilizamos.

Para que você entenda como ele está inserido na prática, vamos apresentar alguns exemplos abaixo, confira:

Em logística

Quem trabalha na área de logística está mais familiarizado em como a geolocalização funciona e sua importância para esse departamento.

Sendo assim, é impossível imaginar um carro de entregas com um mapa de papel, por exemplo, pois além de não ser nada prático, pode fazer com que o deslocamento demore muito.

Para que você entenda melhor como essa tecnologia é utilizada, vamos apresentar 3 nichos que estão inseridos nos processos logísticos.

Restaurantes – a tecnologia de geolocalização ainda é pouco implantada em cidades pequenas e médias, porém é possível encontrar ela sendo utilizadas em restaurantes mais modernos.

Sendo assim, o cliente tem a possibilidade de fazer o acompanhamento do seu pedido, conseguindo informações como o tempo de chegada no destino, até mesmo a localização do entregador.

Veículos – principalmente aqueles veículos de app, possuem o sistema baseado em toda a estrutura do que seria a geolocalização.

Sendo assim, naqueles serviços de transporte por app, é possível localizar por exemplo onde o veículo se encontra e quanto tempo ele demora para chegar.

Monitoramento de cargas – o sistema de geolocalização é muito importante para que as empresas consigam monitorar as suas cargas.

Em marketing

Já percebeu que quando você está buscando alguma informação de hotel por exemplo e está logado na conta google, ele envia inúmeras opções de hotéis na sua proximidade?

Isso acontece porque ele consegue aplicar o conceito de geolocalização para deixar a sua pesquisa mais prática e otimizada.

O mesmo processo acontece com uma campanha de marketing, onde as empresas aplicam o sistema de geolocalização para entender onde está localizado o seu público-alvo.

Sendo assim as empresas que entendem de onde é o seu público-alvo determinam onde a publicação será enviada, atingindo assim o seu público.

Suas vantagens

Além das vantagens que encontramos acima, como o de acompanhar um pedido ou solicitar um veículo por aplicativos, existem outros que podem beneficiar uma empresa, por exemplo.

Veja a seguir as vantagens que uma organização terá ao utilizar o sistema de geolocalização: 

  • Monitorar de forma eficiente as cargas e veículos;
  • Ter a localização em tempo real;
  • Fornecer informações atualizadas tanto para parceiros, como também para clientes;
  • Fazer a detecção de locais onde tem falhas logísticas no transporte ou gargalos;
  • Planejar rotas de entrega com informações atualizadas;

Aplicativos com geolocalização

Conheça agora alguns aplicativos que utilizam o sistema de geolocalização para proporcionar uma melhor experiência ao cliente.

Foursquare

Ele é um aplicativo de buscas, sendo que o mesmo faz o uso de dados para mostrar alguns lugares de acordo com os gostos do cliente, indicações de amigos ou antigas avaliações.

Dessa forma o Foursquare tem como objetivo fazer indicações de restaurantes, clubes, lojas, teatros entre outros estabelecimentos.

Google Maps

Outro aplicativo que utiliza os sistemas de geolocalização para desenvolver uma excelente experiência para o seu cliente é o google maps.

Seus serviços de busca são oferecidos em todos os lugares do planeta, seja cidades, ruas ou países.

Ele possui um sistema que utiliza o GPS, auxiliando assim no encontro de lugares, ou melhores rotas.

Uber

Outro aplicativo que utiliza a geolocalização é o Uber, que informa o local onde o cliente está para que o motorista prestador do serviço possa encontrá-lo, além de apresentar dados também sobre a rota e o tempo gasto para chegar no destino.

Essas são algumas informações sobre esse sistema tão importante para nosso cotidiano que é a geolocalização.