3 dicas para você ter mais segurança nas finanças

Ter segurança financeira permite que você tenha dinheiro guardado para os momentos de necessidade.

A segurança nas finanças é algo importantíssimo para quem quer ter tranquilidade na vida. 

Afinal, saber que você não vai deixar as contas atrasarem e que você consegue se manter financeiramente tira “um peso dos ombros”, concorda?

Mas você sabe bem como cuidar do seu orçamento e obter uma boa segurança financeira? Neste conteúdo, listamos algumas dicas que podem ajudar você! Acompanhe!

O que é a segurança financeira?

Ter segurança financeira quer dizer guardar dinheiro e ter uma reserva financeira para se manter por seis a dez meses.

Ou seja, se algo acontecer, e você parar de trabalhar, a falta de um salário fixo mensal não será um problema.

Ter todo esse dinheiro guardado pode parecer uma tarefa difícil, mas é totalmente possível com algumas mudanças de hábitos.

Como eliminar gastos supérfluos ou conseguir uma renda extra. São coisas que merecem dedicação, mas que podem trazer vários benefícios.

Quais benefícios ela traz para você

Sem dúvida, uma das maiores vantagens de obter segurança financeira é a tranquilidade que isso traz.

Para se ter uma ideia, a falta de dinheiro entre as principais causas de depressão e suicídio no Brasil. Logo, ter valores guardados torna o dia a dia mais simples e a vida mais feliz de certo modo.

Outra coisa que a segurança financeira traz é a possibilidade de tomar decisões para mudança de vida. Por exemplo, se alguém não está satisfeito com a carreira. Essa pessoa quer mudar sua área de atuação, mas tem medo que seu salário não seja suficiente.

Com segurança no orçamento, é possível fazer a mudança de trabalho e “segurar as pontas” por um tempo com o que se tem guardado.

Então, esse também é um modo de mudar de vida. A segurança financeira abre possibilidades que, sem dinheiro, você não teria. 

Além disso, fica mais simples pagar todas as suas contas em dia e evitar juros. Também dá para realizar seus sonhos, como comprar um imóvel, viajar ou outro.

Segurança nas finanças: 3 dicas para começar hoje

A seguir, listamos as melhores dicas para você iniciar seu cuidado com as finanças. Acompanhe!

1. Use a organização a seu favor

Organizar seu dinheiro é um dos passos fundamentais para ter segurança nas suas finanças. Você precisa saber bem quanto ganhar e quando gasta, e então planejar o que vai fazer com os valores.

Com essa organização, torna-se mais difícil gastar mais do que você pode. Afinal, você vai saber qual é a sua realidade e deve conseguir controlar suas contas.

Para se organizar, você pode usar um aplicativo ou uma planilha financeira. O importante é registrar tudo, pois assim seu orçamento vai ficar mais claro.

2. Busque um consumo consciente

Consumir de forma consciente significa consumir somente quando é necessário. Ou seja, antes de comprar qualquer coisa ou pagar por um serviço, é essencial refletir: “eu preciso mesmo disso?”. 

Pode ser que a resposta seja “sim”, e tudo bem. O problema acontece quando claramente aquele gasto pode ser evitado, e mesmo assim você o faz.

Por exemplo: você precisa de um sapato novo agora? Você vai mesmo assistir o conteúdo de um novo serviço de streaming?

Muitas vezes, gastamos apenas por gastar, mas aquela compra ou contratação poderia ser facilmente adiada. Esse cuidado ajuda a garantir mais equilíbrio nas finanças, pois seus gastos vão ser mais controlados.

Uma dica para já colocar em prática, é começar definindo um limite de gastos no cartão de crédito, por exemplo. Assim você se compromete a gastar apenas o que se programou.

3. Saiba quais gastos valem a pena

Para usar seu dinheiro, vale a pena entender que gasto vale realmente a pena. Algumas compras trazem sim benefícios, principalmente o prazer do consumo.

Porém, outros gastos podem trazer mais tranquilidade para o dia a dia. Contratar um seguro auto, por exemplo, traz esse tipo de despreocupação. Isso já que você sabe que, se seu carro sofrer problemas, você será ressarcido pelo prejuízo.

Ou seja, esse é um gasto, mas um gasto benéfico para seu dia a dia. Assim como são também um seguro saúde ou um plano de saúde, um seguro imobiliário etc.

Assim, na hora de usar seu dinheiro, compare que compra vai trazer mais vantagens no todo. Pode até ser que um seguro seja bem mais caro que um novo sapato, por exemplo. Porém, a conveniência que o primeiro vai trazer será bem maior.

Nunca é tarde para começar

Muita gente acredita que, se nunca cuidou das finanças, não há mais o que fazer, seu orçamento está “perdido”.

Mas isso está bem longe da realidade. Na verdade, nunca é tarde para começar a cuidar do seu dinheiro, ter controle do orçamento e obter segurança nas finanças.

Para começar, você só precisa entender qual sua realidade hoje. Seu orçamento está equilibrado? As contas não fecham? Você tem dívidas acumuladas?

Depois de compreender como você está, você vai conseguir definir, com mais facilidade, o que fazer daqui para frente.

Em geral, costuma ser preciso cortar gastos e fazer substituições, quando você encontra problemas no orçamento.

Mas se sua situação estiver já equilibrada, será hora só de planejar os próximos passos e garantir que você vai fazer o melhor com o seu dinheiro.

Aliás, ter metas é muito importante, pois vai evitar que seus gastos saiam do controle. Se você tiver um objetivo para alcançar, vai trabalhar o máximo possível para alcançá-lo. 

Considerações

Ter segurança financeira pode parecer algo difícil, principalmente para quem ganha pouco.

Porém, mesmo que sua renda não seja muito alta, há modos de economizar e guardar dinheiro no cotidiano, como explicamos neste texto.

Você pode aderir inclusive a hábitos simples, mas que vão fazer toda a diferença no fim do mês. Imagine, por exemplo, que você gasta, todo dia, R$ 5,00 tomando café na padaria. Cinco reais é um valor bem baixo para se gastar diariamente, não é mesmo?

Só que se você faz isso 20 dias por mês, acaba gastando R$ 100,00 mensais. Em contrapartida, se tomar café da manhã em casa, você pode gastar bem menos.

A questão é que, de pequena economia em pequena economia, você fará uma grande economia. Entende o ponto? Mesmo que uma despesa pareça insignificante, vale a pena analisá-la e entender se ela é mesmo necessária.

Talvez não seja, e cortá-la pode fazer diferença para sua segurança nas finanças.