concreto para a construção civil

Qual é a importância do concreto para a construção civil?

O concreto tem um papel fundamental para as construções da humanidade. Por exemplo, o concreto é o segundo produto mais consumido no mundo, ficando atrás apenas da água.

Na construção civil no Brasil, a maior parte das obras também é feita usando o concreto.

O que é o concreto?

É muito comum a confusão entre cimento e concreto. Na construção civil, os dois são utilizados, mas com objetivos diferentes.

  • Cimento: é um composto químico seco e moído. Ao ser misturado com água, há uma reação lenta que forma um novo composto que, no caso, é sólido.
  • Concreto: é uma mistura formada por cimento, água, agregados (areia e pedra) e, eventualmente, aditivos. No caso, o cimento e a água formam um composto que une os agregados quando endurecida. Inicialmente, o concreto encontra-se em estado plástico. Por isso, ele é extremamente flexível e pode ser moldado nas mais diversas formas e texturas, além de poder ser usado para as mais diversas finalidades.

E quando se iniciou o uso do concreto nas construções? De acordo com estudiosos, o concreto moderno utilizado atualmente para a construção dos mais diversos tipos de estruturas é fruto da evolução.

Desta forma, a história do concreto não começou apenas no século XIX, mas com a própria civilização humana. A partir do momento que o homem existe sobre a terra, surge também a necessidade básica de morar e morar melhor a cada dia, com isso, sendo desenvolvidas novas tecnologias para este fim.

O concreto e a construção civil

No setor da construção civil, o concreto é um dos materiais mais importantes para sustentar as obras, assim como segurar estruturas. Mas há diversos tipos de concretos. A sua escolha está relacionada com o seu uso.

concreto convencional é o tipo de concreto mais utilizado nas obras de construções. No uso deste concreto é necessário o uso de vibrador para que o adensamento seja realizado da forma correta, devido à baixa trabalhabilidade e sua consistência seca. Por outro lado, não se deve utilizar bombas para o lançamento do concreto convencional.

Já o concreto bombeável também é muito utilizado na construção civil. A maior diferença entre concreto bombeável e o concreto convencional é o nível de fluidez, que é maior no bombeável justamente para que seja possível o seu bombeamento. Para atingir esta fluidez, aumenta-se a quantidade de água ou a incorporação de aditivos químicos que promovam a maior trabalhabilidade e diminui-se a granulometria do agregado graúdo.

O concreto de alto desempenho (CAD), de acordo com o U.S. Federal Highway Administration (FHWA), é um concreto projetado para ser mais durável e, se necessário, mais resistente do que o concreto convencional. Misturas de concreto de alto desempenho são compostas, essencialmente, pelos mesmos materiais que as misturas de concretos convencionais. Mas as proporções são projetadas ou planejadas para fornecer a resistência e durabilidade necessárias para atender os requisitos ambientais e estruturais do projeto.

O concreto pesado tem esse nome porque sua massa específica é superior à do concreto convencional. Enquanto o peso deste varia entre 2.300 e 2.500 kg/m³, o concreto pesado tem por volta de 3.300 a 3.850 kg/m³, ou seja, cerca de 50% a mais de massa. Ele pode ser utilizado para diversos fins, tais como para a blindagem de radiação. Apesar de existirem diversos materiais que podem ser utilizados para blindagem de radiação, o concreto mostra-se mais econômico.

O concreto leve, como o nome já diz, é um material mais leve que o concreto convencional. O concreto leve tem sempre uma densidade abaixo dos 2000 kg/m³ (no geral, entre 1000 e 1200 kg/m³). Ele adquire essa característica através da substituição dos agregados comuns de concreto por outros agregados mais leve como argila expandida, vermiculita, bolhas de ar no concreto e, até mesmo, o aparentemente frágil isopor (EPS).

Há ainda diversos outros tipos de concreto. Devido à sua versatilidade, o concreto pode ser usado de diversas formas na construção civil, sendo as principais:

  • Lajes;
  • Pisos;
  • Pilares;
  • Vigas.

Ou seja, a história do concreto acaba se confundindo com grande parte da história da construção civil, visto que ele é um dos materiais mais comuns neste setor.