Quais os benefícios da energia eólica

A energia eólica é um assunto que está em crescimento, devido a sua relevância para o mundo e os seus benefícios. Dito isso, hoje trouxemos alguns dos benefícios da energia eólica, vamos conferir? 

Caso você ainda não saiba o que é a energia eólica, tenha em mente que esse assunto é simples de compreender. Isso porque a energia eólica é aquela em que a geração ocorre através dos ventos. 

Assim, os ventos são responsáveis por movimentar as turbinas, transformando, então, a energia mecânica na eletricidade usada em casa ou no comércio. 

Nesse sentido, o crescimento da energia eólica começou por meio do contexto o qual estávamos inseridos – que era a necessidade de diversificar o que conhecemos como a matriz elétrica do Brasil. Afinal, é importante levar em consideração o fato de que o país é muito dependente das usinas hidrelétricas. 

Inclusive, nos períodos que passamos por crises hídricas, esse é um sinal de alerta para que o país recorra às usinas termelétricas. Essa medida serve para dar conta do abastecimento da sociedade. 

No entanto, como elas são muito poluentes, a energia eólica surge como a opção ideal, além de contribuir com a preservação do meio ambiente. Tendo em vista a sua relevância, vamos entender a seguir alguns dos benefícios da energia eólica. 

Mas, afinal, o que é energia eólica? 

A priori, é de suma importância trazer a definição da energia eólica, que é aquela obtida com base na força do vento. Assim, esse tipo de energia é tida como limpa e não poluente, sem contar com o fator renovável – sendo um recurso, então, inesgotável. 

Com base nos dados divulgados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) em 2020, a nossa matriz elétrica hoje é composta da seguinte forma: 

– 59,27% de usinas hidrelétricas

– 25,56% correspondente às usinas termelétricas

– 8,94% das usinas eólicas (o foco do artigo)

– 3,08% de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs)

– 1,55% das centrais geradoras fotovoltaicas

– 1,15% usinas termonucleares

– 0,46% centrais geradoras hidrelétricas

Essa informação nos revela que atualmente a alternativa eólica é a terceira principal fonte de energia brasileira. Ademais, a explicação para a energia eólica ser tida como fonte alterativa é por conta do seu complemento ao sistema de energia do Brasil – diminuindo, também, a dependência das usinas hidrelétricas. 

Isso é muito importante em especial nos períodos de escassez de água nos reservatórios. Nesses momentos, normalmente, é preciso optar por outras alternativas, a fim de fornecer energia para o país. 

Como ocorre a geração da energia eólica? 

A geração de energia eólica ocorre com base na energia cinética dos ventos, que ficam responsáveis pelo movimento das pás, ativando as turbinas (ou aerogeradores). As turbinas são instaladas nas regiões de maior altitude possível, a fim de captar melhor o vento. 

Assim, o movimento faz com que a energia mecânica seja gerada, e, logo em seguida, ocorre a transformação da energia elétrica, pela indução eletromagnética. 

Ao falar em parques eólicos estamos nos referindo aos aerogeradores, e eles podem estar na terra (como onshore) ou no mar (como offshore). 

Em nosso país, a região que mais produz energia eólica é o nordeste. Por exemplo, no mês de outubro, em 2020, o Brasil contava com 653 parques eólicos, e 82 % estavam no Nordeste. Isso porque a região se mostra favorável para essa geração. 

Benefícios e desvantagens da energia eólica 

Assim como qualquer alternativa de energia, a opção eólica também traz consigo algumas desvantagens, mas que não ultrapassam os benefícios. Vamos analisar item por item abaixo. 

Benefícios da energia eólica 

Dentre os benefícios da energia eólica, podemos citar: 

– Se trata de uma opção energética limpa, por não emitir poluentes em nossa atmosfera ao gerar energia; 

– A energia eólica é renovável por conta da sua fonte ser um recurso inesgotável; 

– Nos proporciona uma diminuição no quesito dependência de combustíveis fósseis; 

– Permite que as emissões de gases poluentes sejam menores, causando o efeito estufa; 

– Gera empregos nos locais que ocorrem as instalações de parques eólicos. 

Desvantagens da energia eólica 

Dentre as desvantagens da energia eólica, citamos: 

– Infelizmente, o vento é irregular, logo, a sua geração costuma ser imprevisível; 

– Todos os equipamentos e itens podem ter um custo alto, ao menos em um primeiro momento; 

– É necessário contar com um espaço grande para comportar esse parque eólico;

– O primeiro impacto visual, estético e sono pode não ser tão positivo, em especial para os moradores da vizinhança;

– No geral, a presença de aerogeradores podem influenciar no movimento migratório das aves, o que não é possível. 

Visão geral das desvantagens e benefícios da energia eólica 

No que se refere a uma visão mais ampla sobre essas desvantagens e benefícios da energia eólica é interessante ressaltar a contribuição ambiental que a energia eólica carrega. 

Até porque as usinas termelétricas costumam ser acionadas a partir dos níveis baixos dos reservatórios de usinas hidrelétricas. 

Essas usinas queimam alguns combustíveis fósseis, a exemplo do petróleo, gás natural e carvão mineral. Esse processo serve para a produção de energia, porém o seu impacto é negativo, pois libera CO2 em abundância na atmosfera. 

Levando em consideração que a energia eólica é a terceira principal fonte energética do Brasil, essa opção se torna relevante ao vermos a diminuição da dependência de usinas poluentes. 

No entanto, a principal desvantagem é a irregularidade dos ventos, assim, não é a todo momento que será possível gerar energia eólica. Por esse motivo, a energia eólica é considerada como complementar. 

Como ocorre a compra de energia eólica? 

O setor de energia no Brasil é dividido em dois “setores”, o ACR e o ACL. 

O ACR é o Ambiente de Contratação Regulada, cuja formação é composta por consumidores cativos e que já têm acesso a essa energia, porém com tarifas que foram estabelecidas por nosso governo. 

Assim, os integrantes do ACR fazem o pagamento mensal para distribuir e gerar energia. 

Por outro lado, o ACL é o Ambiente de Contratação Livre, em que os consumidores podem negociar energia no Mercado Livre de Energia, encontrando valores acessíveis.Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o site Click Petróleo e Gás, um site especializado em notícias diárias para te manter informado sobre o que ocorre no mundo da tecnologia, mineração, energia, etc.