O que são Óleos vegetais

Nesse artigo vamos explicar o que são óleos vegetais, esse produto aliado de muitas pessoas principalmente em relação aos cuidados com a beleza.

Porém, devemos estar cientes de que ele não é um aliado somente para a beleza das pessoas, uma vez que ele também é muito associado a uma alimentação balanceada.

Sendo assim, podemos afirmar que ele proporciona muitos benefícios para a saúde, além de ter um poder de hidratação tanto para os cabelos como também para a pele.

A partir dessas características, e também por conta da falta de conhecimento de muitas pessoas, vamos explicar de forma mais aprofundada o que são esses óleos, como eles podem ser obtidos, assim como os seus benefícios.

Confira!

O que são óleos vegetais?

Os óleos vegetais nada mais são que gorduras obtidas a partir da planta, mais precisamente das sementes das mesmas, assim como o oleo vegetal de rosa mosqueta.

Mas é bom ressaltar que também é possível obter o óleo vegetal através de outras partes das plantas como as folhas, galhos e raízes, em quantidades menores.

Os óleos vegetais são compostos pela junção de três moléculas de ácidos graxos (chamados triglicerídeos), sendo que os mesmos são apolares, insolúveis ao ser misturados em água, mas solúveis quando misturados a um solvente orgânico e uma molécula de glicerol.

Esses tipos de óleos podem ser extraídos de diversos tipos de plantas, mas isso será explicado mais à frente no texto.

Para que você consiga ter mais clareza em relação ao óleo vegetal, vamos explicar como é possível obtê-los e seus principais métodos.

Como obter o óleo vegetal?

Há dois métodos de obtenção desse óleo quando pensamos em escalas industriais. São eles a prensagem e a extração através de solventes.

Prensagem

Esse tipo de método é ideal para aquelas plantas que têm uma elevada concentração de óleo, pois assim a técnica tem um maior desempenho.

Nesse método, a extração do óleo vegetal possui um rendimento bem menor que em comparação ao solvente, método que iremos conhecer mais adiante.

Sendo assim, quando é feita a extração por prensagem, quanto menos óleo a planta possuir, ou a semente dela, menor será a quantidade obtida.

Mas, mesmo que isso pareça sem vantagens, é importante ressaltar que esse tipo de óleo que é extraído, é puro, ou seja, não precisa passar pelo processo de refino.

Além de um alto nível de qualidade que se obtém a partir desse método de extração, ele também é um processo sustentável.

O produto é obtido através do esmagamento realizado pela prensa, e esse método pode ser seguido ou não através de um aquecimento.

Dependendo do tipo de planta que foi escolhida para a obtenção do produto, o aquecimento deve ser realizado.

Esse tipo de processo é ideal para facilitar que o óleo escoe através das células dessa planta, porém é muito importante ter cuidado nesse processo, para que o óleo não perca algumas das suas importantes propriedades.

Sendo assim, é possível afirmar que, o método feito a frio é o mais eficaz em relação a obtenção de óleo, sendo que o mesmo não perde qualidade.

Um exemplo de vegetal que tem um ótimo rendimento através desse tipo de extração é a oliva.

Extração através de solvente

Esse processo é voltado para as matérias primas que tem um teor de óleo baixo, assim como uma umidade baixa.

Mesmo com um baixo teor de óleo, é possível obter um excelente rendimento com esse tipo de método, por isso que ele é mais viável quando estamos pensando em economia.

Normalmente o hexano é o solvente mais utilizado nesse método, sendo ele um destilado do petróleo, tendo assim, uma maior afinidade por ser um composto apolar, a ligação também apolar do óleo.

Dessa forma, o hexano atrai o óleo da planta devido a suas características de solubilidade.

Tipos de óleos vegetais

Rosa mosqueta

A substância extraída desse tipo de planta tem um grande poder de hidratação, além de fortalecimento e regeneração da pele.

Sendo os seus benefícios:

  • Pele: este óleo proporciona uma maior firmeza na pele, principalmente por ter a capacidade de reforçar tanto a elastina como também o colágeno;
  • Poder de regeneração: por possuir muita vitamina A e ácidos graxos, ele tem o poder de regenerar a sua pele.

Dessa forma, ele poderá combater e reduzir as marcas de cicatrizes, as rugas, as linhas de expressão, assim como também as estrias.

Alecrim

O óleo obtido por esse vegetal é bastante conhecido, principalmente por conta dos benefícios que oferece, podendo ele ser aplicado no couro cabeludo, na pele e também ser ingerido.

Dessa forma, seus benefícios são:

  • Pele: por possuir propriedades antioxidantes, alguns ácidos essenciais e fitonutrientes, o óleo ajuda a combater as manchas, rugas e também a flacidez da pele.
  • Cabelo: ele tem o poder de combater e reduzir as caspas, além de proporcionar um aspecto mais bonito para os mesmos.
  • Alimentação: ao ser inserido na alimentação, o óleo de alecrim ajuda no processo de digestão, de maneira que pode aliviar tanto o inchaço como também as dores de estômago.

Abacate

Extraído do abacate, esse óleo vegetal proporciona ótimos benefícios tanto relacionados à ingestão, como também à pele e ao cabelo.

Sendo assim, seus benefícios são:

  • Auxilia no emagrecimento: sim ele ajuda a pessoa a emagrecer, pois ao ser utilizado na alimentação, ele ajuda na saciedade;
  • Prevenção de doenças: o óleo extraído do abacate ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer de próstata, e também na prevenção do diabetes;
  • Cabelo: ele é uma excelente alternativa de hidratação dos fios, proporcionando também maciez e brilho;
  • Pele: ele proporciona a prevenção do envelhecimento principalmente pelo fato de ser rico em vitaminas A e E.

Girassol

Esse óleo que é bastante utilizado na cozinha, também pode ser usado para fazer a nutrição e hidratação da pele, tendo um efeito reparador na pele, assim como também ajuda a prevenir o envelhecimento.

Em relação aos cabelos, ele consegue hidratar e nutrir os mesmos, deixando os fios mais alinhados também.

Esses são alguns benefícios que você conheceu neste texto que buscou explicar o que realmente são óleos vegetais.Esse conteúdo foi produzido em parceria com a Sense Artesanais, uma loja especializada em produtos 100% naturais.