O que é atendimento humanizado? Como implementar? Quais as vantagens?
Em um cenário no qual as exigências entre cliente e empresa não param de aumentar, é fundamental entender o que é atendimento humanizado.
Tanto que, no Relatório de Tendências da CX 2021, da Zendesk, 49% dos compradores disseram que a empatia dos agentes durante o atendimento é primordial para que eles continuem comprando da companhia.
Nada mais justo: tratar os outros como humanos é valorizar o indivíduo – e na prática, ajuda a criar laços duradouros.
Tem interesse em saber mais sobre o assunto? Então, continue com a gente, pois aqui você entenderá:
- o que é atendimento humanizado;
- como implementar a humanização no atendimento ao cliente;
- quais vantagens a humanização no atendimento pode trazer para sua empresa.
Boa leitura!
- O que é atendimento humanizado?
Já ligou para uma empresa e recebeu aquele suporte extremamente distante, que nem te trata pelo nome nem tem a mínima ideia de quem você é? Pois é, com certeza sua experiência não foi com um atendimento humanizado.
Essa estratégia deve tratar cada consumidor como único – e não como apenas mais um, dentro daquela enorme fila de tickets que chegam nos canais da companhia.
Ou seja, humanização no atendimento ao cliente é considerá-lo como uma prioridade, independentemente de quem ele é ou de quanto ele compra na empresa.
Portanto, o conceito visa levar uma experiência mais personalizada ao consumidor – por meio de um conjunto de técnicas de relacionamento, além de um profundo conhecimento do ser humano.
- Como levar mais humanização no atendimento? 4 passos!
- 1. Conte com o apoio da tecnologia
O mesmo relatório da Zendesk apontou que, por conta da pandemia, 50% dos líderes empresariais afirmam que a adoção da tecnologia foi acelerada em 1 a 3 anos.
É por isso que contar com a inteligência artificial é urgente – e ela pode ajudar a entender o que é atendimento humanizado. Sabe como?
Bom, contratar um software de suporte ao cliente ajuda a tornar o trabalho mais ágil, pois facilita o trabalho dos colaboradores e permite que eles dediquem mais tempo aos consumidores. Olha aí um belo exemplo de atendimento humanizado!
Além do mais, se o sistema fornecer o atendimento omnichannel (isto é, em vários canais ao mesmo tempo), quer dizer que o comprador pode entrar em contato com a empresa da forma que preferir – o que contribui, e muito, para melhorar a experiência dele.
- 2. Personalize as experiências do cliente
Outra vantagem da tecnologia é o recurso de bots, que estão evoluindo a cada dia para recriar conversas mais naturais – e humanas!
Os robôs, também chamados de assistentes virtuais ou de chatbots, conseguem resolver questões mais rápidas – evitando que os agentes percam tempo com chamados muito simples e corriqueiros.
E aqui sobra mais tempo para se dedicar ao atendimento humanizado, a fim de personalizar as experiências do seu cliente.
Mas como fazer isso? Bom, já ouviu falar do “fator WOW”? É aquele algo a mais, que brilha os olhos do consumidor – e supera, muitas vezes, os pontos negativos que já aconteceram no passado.
Ter um roteiro em mãos é sempre bom, mas pode ser um erro segui-lo fielmente, como se todos os clientes fossem iguais. É preciso encontrar uma essência, que passe a ideia de um atendimento consultivo, conselheiro, criativo e compreensivo.
- 3. Treine suas equipes de atendimento
Uma vez que você já preparou a estrutura tecnológica e já entendeu como personalizar a experiência do cliente, é hora de passar esse conhecimento para as equipes de suporte.
Afinal de contas, elas que colocarão o atendimento humanizado em prática!
Prepare um treinamento que mostre a importância de ser mais leve e flexível nas relações com o cliente – isto é, menos formal e engessado – e ensine o agente a:
- tratar o consumidor pelo nome – e consultar o histórico de atendimento dele (disponível nos softwares de atendimento);
- evitar frases prontas, como “sua ligação é muito importante para nós” – lembre-se de que naturalidade é tudo;
- não ter pressa de finalizar o chamado – o tempo pode ser economizado de outras formas (o chatbot é uma delas!);
- mostrar-se acessível e pedir uma avaliação do cliente em relação ao atendimento.
E já que falamos de avaliações, é exatamente isso que nos leva ao tópico seguinte!
- 4. Peça feedbacks e analise os resultados
A cultura de feedback pode não parecer muito atrativa num primeiro momento – afinal, dá margem para ouvir críticas do cliente. Só que isso é extremamente importante!
O comprador que critica é de grande valor para a companhia – já que ele dá a chance de você ser melhor.
Em suma, implantar esse costume na sua empresa é um grande diferencial, pois assim os agentes tratam o cliente de igual para igual. Mais um pilar do atendimento humanizado!
- Que vantagens um serviço humanizado traz para sua empresa?
- Mais empatia
Como falamos no início deste conteúdo, os clientes querem mais empatia.
Ao fornecer um atendimento humanizado, cuidadoso e em sintonia com as necessidades do consumidor, é possível que a organização chegue cada vez mais perto dessas expectativas.
- Mais engajamento dos agentes
A satisfação dos seus agentes é tão importante quanto a dos seus clientes! Afinal, se os funcionários não compram seus produtos ou serviços, eles compram ideias propagadas pela companhia.
Quando os colaboradores começam a perceber os benefícios do atendimento humanizado – que superam bastante todo o esforço que se tem para desempenhá-lo –, eles podem trabalhar com mais afinco.
- Mais fidelização
Depois de tudo o que vimos até aqui, fica mais fácil entender como o atendimento humanizado ajuda a criar boas percepções de marca no cliente.
A estratégia, no fim, constrói uma identificação tão grande entre os dois lados, que faz com que o consumidor defenda a empresa para outras pessoas – tornando-se um verdadeiro advogado da marca.
Gostou de aprender o que é atendimento humanizado?
Contar com a tecnologia para eliminar processos repetitivos e treinar a equipe para ser mais compreensiva são atitudes que fazem a diferença no atendimento humanizado.
Além do mais, atender o cliente onde ele está (e como ele deseja ser atendido) é fundamental para melhorar as experiências!
Nossa dica final é que você escolha um bom software de atendimento, que ofereça suporte omnichannel e as ferramentas ideais para o trabalho dos seus agentes.
Esperamos que esta matéria tenha sido útil! Aproveite e compartilhe em suas redes sociais, a fim de ajudar outras pessoas a entenderem o que é atendimento humanizado!Este artigo foi escrito pela Zendesk, empresa responsável pela criação de softwares de suporte, vendas e engajamento que têm o objetivo de melhorar o relacionamento de empresas com seus clientes.