Motivos para ter um advogado de família
Em algum momento de nossas vidas iremos precisar da presença de um advogado de família para nos aconselhar juridicamente, e a escolha deste profissional é um processo de extrema importância, visto que são assuntos pessoais que estão em jogo.
O Direito de Família é o ramo do direito que promove a justiça na família, onde estipula direitos e deveres de cada um dos membros familiares, regras patrimoniais e financeiras.
O que faz um advogado de família?
A primeira função de um advogado de família é a atuação judicial, onde há participação do juiz de direito em processos. O profissional atua em processos litigiosos de família, onde sua função é defender os interesses do seu cliente diante o Juiz, além de cuidar de ações consensuais em que há menos de idade e incapazes envolvidos. Esses processos são regidos através do Código de Processo Civil que determina o funcionamento dos processos judiciais.
Este processo se dá início quando o advogado de família recebe uma procuração, onde a partir dali passa a representar o cliente no processo. Após este processo, o profissional irá elaborar petições, apresentar as provas, cumprir os prazos, ir até o gabinete do juiz para conversar sobre as petições ou até mesmo sobre algum assunto do processo, participar das audiências, além de recorrer aos tribunais quando preciso.
Este processo pode se tratar sobre casamento, guarda dos filhos, divórcio, pensão alimentícia, heranças e outros assuntos semelhantes.
Quando contratar um advogado de família?
O momento de procurar um advogado de família é quando surge a necessidade de resolver um problema através de uma atuação especializada. Em casos como:
– Divórcio;
– Pensão alimentícia;
– Adoção;
– Testamento;
– Investigação de paternidade;
– Inventário;
– Doação de bens;
– Regime de visitação;
– Partilha de bens;
– Pacto de união estável;
Pode haver duas formas de o advogado de família trabalhar nos casos acima:
Casos litigiosos: Onde ocorrem disputas entre as partes e que chegam ao Poder Judiciário;
Acordos: Casos em que as partes optam pelo acordo, sem a necessidade de abrir um processo judicial. Assim, o advogado de família representará um mediador.
Como escolher um bom advogado de família?
Além de dominar sobre legislação, o advogado de família também precisa ir além dos conhecimentos jurídicos. Em todas as situações mencionadas acima, o profissional precisa ter sensibilidade e empatia, pois estes casos envolvem sentimentos e se referem a momentos importantes da vida de seu cliente!
Casos que não são resolvidos com sucesso, porém geram consequências muito sérias e com efeitos adversos para toda a família. Então, o profissional precisa encontrar uma solução que leve em conta a lei e os sentimentos de todos os envolvidos, tendo como prioridade a mediação, zelo, sensibilidade e cautela. Além disso, opte por um advogado especializado em direito de família, experiente na área, honesto, empático e com boas recomendações.
Benefícios em contratar um advogado de família
O direito possui diversas áreas de atuação, mas quando um advogado tem seu foco em somente uma área, ele se aperfeiçoa nos mais amplos cenários desta área, adquirindo ainda mais experiência, identificando com mais eficácia os problemas e apresentando melhores soluções. Além disso, sabe orientar o seu cliente da melhor forma, de um modo simples, mesmo em casos mais complexos.
Por ser especializado na área familiar, o advogado de família está em constante atualização, tanto na evolução da sociedade, quanto no entendimento judicial e legislativo. Apresentam caminhos e soluções viáveis aos clientes, baseados em precedentes aceitos pelo judiciário em outros casos, além de respeitarem os princípios éticos e a doutrina legislativa, aumentando assim as chances de êxito!
As principais características de um bom advogado são:
– Habilidade em negociar e formalizar acordos;
– Bom desempenho em audiências;
– Conhecimento de julgados;
– Oferecer resultados;
Além desses pontos, um benefício extremamente relevante na contratação de um advogado especialista é a economia de recursos financeiros, emocionais e tempo.
Valores de um advogado de família
Os honorários de um advogado possuem taxas que podem variar de acordo com a experiência do profissional, tempo gasto no caso, habilidade e profissionalismo de cada um.
Mas é importante levar em consideração que existem valores estipulados através da tabela de honorários da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que variam de acordo com cada Estado. Esses valores não são obrigatórios, mas a grande maioria dos advogados seguem de base para cobrarem seus serviços. Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o escritório de advocacia Galvão & Silva. Escritório especializado em diversas áreas jurídicas para atender todas as suas necessidades