Melhores Levantadoras de Peso Femininas do Mundo

O levantamento de peso como esporte envolve um atleta tentando levantar uma barra carregada em ambas as extremidades com placas de peso.

É um dos jogos mais perigosos do mundo, a competição com raízes no antigo Egito, Grécia e China é dividida em dois eventos competitivos, o snatch e o clean and jerk.

Ao longo das gerações, o levantamento de peso passou por uma série de estágios de desenvolvimento e, no início dos anos 2000, o esporte atlético de força foi introduzido nas Olimpíadas.

Curiosamente, uma competição com alta demanda de força física é abraçada por ambos os sexos, com as mulheres registrando feitos notáveis ​​desde a história do esporte.

Veja nesse artigo as melhores levantadoras de peso femininas do mundo.

Liu Chunhong

Chunhong, uma levantadora de peso chinesa, ganhou destaque no Campeonato Mundial de Halterofilismo de 2003, onde venceu na divisão de 69 kg e estabeleceu dez novos recordes mundiais.

Nos Jogos Olímpicos de Verão de 2004, ela saiu vitoriosa novamente, conquistando uma medalha de ouro na categoria 69 kg.

Ela continuou em seu sucesso no Campeonato Mundial de Halterofilismo de 2007 ao ganhar uma medalha de prata na competição de arrebatamento da categoria 69 kg levantando 121 kg.

Nos Jogos Olímpicos de Pequim de 2008, ela conquistou uma medalha de ouro na divisão de 69 kg nos eventos de arranco, arremesso e arremesso, estabelecendo um recorde mundial no processo, levantando um total de 286 kg.

Liu Chunhong é a primeira mulher a defender com sucesso seu título nos esportes de levantamento de peso.

Zhou Lulu

Zhou Lulu, de 32 anos, tornou-se a melhor levantadora de peso feminina após uma performance intrigante no campeonato mundial de levantamento de peso de 2011 em Paris.

Lá, Lulu ganhou uma medalha de ouro na categoria superpesado feminino depois de estabelecer um recorde mundial agregado, levantando um total de 328 kg.

Zhou Lulu acompanhou o feito impressionante nas Olimpíadas de Londres em 2012.

Lulu ganhou a medalha de ouro na divisão feminina de +75 kg, levantando um total de 333 kg superando sua performance anterior em Paris para estabelecer um novo recorde mundial.

Cristina Girard

A levantadora de peso canadense invadiu a cena pela primeira vez nos Jogos da Commonwealth de 2002, onde ganhou a medalha de bronze.

Jogos Pan-Americanos de 2007, ela conquista a medalha de prata e termina em 8º no Campeonato Mundial de Halterofilismo no mesmo ano.

Neste ponto, ela estava se familiarizando com a pressão da competição, em 2012, nas Olimpíadas, ela conquistou uma medalha de ouro, tornando-se assim a primeira mulher canadense a conquistar uma medalha de ouro na competição de levantamento de peso.

Atualmente, no evento de levantamento de peso limpo e arremessado, ela detém o recorde dos Jogos da Commonwealth e o recorde dos Jogos Pan-Americanos.

Jang Mi-ran

Olímpica de verão de 2004 viu a mulher forte sul-coreana ganhar uma medalha de prata na categoria +75 kg.

Esse foi o início de seu caminho para vencer no esporte de levantamento de peso.

Três anos depois, ela conquistou seu terceiro título consecutivo no campeonato mundial nos +75 kg, depois de levantar um total de 319 kg.

Em 2008, ela atacou novamente em sua rampa de vitória ao ganhar uma medalha de ouro nas Olimpíadas e quebrou o recorde mundial no evento de levantamento de peso snatch, clean and jerk, ao levantar um recorde de 140 kg no snatch e 186 no clean and jerk.

Maiya Maneza

Maneza do Cazaquistão é um rosto regular na competição de levantamento de peso.

Atualmente competindo na categoria até 63 kg, ela ganhou uma medalha de ouro na mesma classe após levantar 245 kg nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Infelizmente, ela mais tarde foi destituída da medalha em uma controvérsia de alegação de doping.

Ainda assim, ela continua sendo uma força a ser enfrentada na competição de levantamento de peso.

Svetlana Podobedova

O cazaque Podobedova é outro nome de destaque nos esportes de levantamento de peso.

A atleta de 34 anos ganhou uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Verão de 2012 na categoria 75kg feminina levantando 291kg e estabelecendo um recorde no processo.

Infelizmente, cinco anos depois, um novo teste de atletas que participaram dos Jogos Olímpicos de verão de 2012 ocorreu após o escândalo de doping russo, isso resultou em sua retirada da medalha quando ela testou positivo para uma substância proibida, Stanazolol.

Apesar desse revés, ela ainda é uma das melhores levantadoras de peso femininas para enfeitar o esporte.

Tang Gonghong

De origem chinesa, Gonghong é um levantador de peso profissional.

Ela competiu nos Jogos Afro-Asiáticos de 2003 e nos Jogos Olímpicos de Verão de 2004.

Gonghong se tornou a mulher mais forte do mundo depois de conquistar uma medalha de ouro na categoria acima de 75 kg, tendo levantado 182,5 kg com sucesso no evento limpo e arremesso.

Ngangbam Chanu

Ngangbam Chanu é um levantador de peso indiano, seu desempenho não foi fenomenal, mas acima da média.

Em comparação com seus contemporâneos, ela possui a qualidade necessária para estar à altura, considerando que a maioria de seus colegas rivais no esporte de levantamento de peso que alcançaram o sucesso foram posteriormente despojados de prêmios e medalhas que ganharam.

Nos jogos da Commonwealth de 2010, ela ganhou uma medalha de prata na categoria feminina até 48kg e ficou em 7º lugar nos Jogos Olímpicos de Verão de 2012 na categoria feminina até 48kg. Fique por dentro de tudo que acontece no mundo dos esportes na, VG Sports.