Massagem para dor nas costas é bom?
Você sente bastante dor nas costas? Milhares de pessoas, não tomam os devidos cuidado quanto à postura e a falta de exercício físico acabam comprometendo a saúde das costas.
Pare o que você está fazendo agora e análise sua postura. Seus ombros estão tensos? Pescoço está duro? As costas ficam curvadas?
Preste atenção pois essa má postura ainda vai acabar com você.
Veja alguns cuidados ao iniciar o relaxamento das costas com massagem.
Cuidados antes de realizar a massagem nas costas
Antes de começar as manobras de massagem nas costas, fique atento a algumas questões:
Use óleos vegetais ou creme natural. Junto com o creme de massagem ou um óleo vegetal, use óleos essenciais. Uma sugestão é utilizar óleo de lavanda para pessoas que tenha problema com pressão alta e óleo de alecrim para pessoas que tenham problema com pressão baixa.
Tanto a pessoa que usufruíra da massagem quanto você, deve tirar qualquer metal que tenha no corpo. Como por exemplo, correntes, relógios, anéis e pulseiras. Unhas bem grandes podem machucar quem recebe a massagem. Por isso, fique atento a essa questão. Coloque uma música tranquila, mas sem vozes. Músicas de meditação e yoga são excelentes pedidas!
De forma alguma realize a massagem sentado em cima da coluna vertebral. Sempre que for fazer uma manobra de massagem, questione se a pessoa está sentindo o toque muito fraco ou forte. Mais relaxante será a massagem, se ela for realizar de devagar e com toque profundo.
Mas, mesmo que você mesmo possa fazer a automassagem, as melhores do Brasil são feitas por massoterapeuta no rio de janeiro.
Passa a passo de como realizar massagem nas costas
- Peça para que a pessoa que receberá a massagem deite em decúbito ventral.
- Coloque o óleo de massagem ou creme de massagem nas mãos e espalhe nas costas da pessoa. Jamais jogue o óleo diretamente na pele da pessoa.
- Observação: Quanto aos óleos essenciais, siga as indicações de acordo com o que foi passado no tópico “cuidados antes de realizar a massagem nas costas”. Você deverá colocar a quantidade de creme de massagem ou óleo de massagem igual a de uma colher de chá.
- Em seguida, deslize as mãos em forma de “v”, da região lombar em direção ao pescoço. Realize sempre nessa direção para ativar a circulação sanguínea e possibilitar o retorno venoso.
- Dê início a massagem na região dos ombros, pois é o lugar onde acumulamos a maior parte da tensão. Deixe uma mão em cada ombro e realize a massagem nessa região por cerca de 2 minutos, como se estivesse “amassando o pão”. Não se esqueça de alternar os movimentos.
- Faça novamente o passo 3.
- Agora, em toda a região das costas, faça a manobra de “amassar o pão” de um lado e depois o outro das costas. Faça isso pelo menos 3 vezes.
- Novamente, repita o passo 3.
- Com a ponta dos dedos polegares, sem tirar os dedos do lugar, você irá fazer movimentos circulares nas costas em volta da coluna, do pescoço em direção a lombar.
- Mantenha em cada ponto por cerca de 10 segundos.
- Com a ponta dos dedos polegares, deslize os dedos no sentido do pescoço até a lombar. Essa manobra deve ser feita sem pressa e com bastante profundidade. Realize por pelo menos 3 vezes.
- Coloque uma mão da pessoa nas costas e com o polegar deslize no músculo ao redor da escápula. Fique atento as reações da pessoa, pois essa é uma região dolorida. Faça essa manobra um lado por vez.
- Faça novamente a manobra de “amassar o pão” por toda a região das costas da pessoa de acordo com a orientação do passo 6.
- Repita novamente o passo 3.
- Realize movimentos circulares deslizando as mãos com o punho fechado pela região lombar. Faça essa manobra por cerca de 1 minuto.
- Novamente, repita o passo 3.
- Depois disso, você irá fazer uma manobra que tem o nome de “percussão”. Deixe seus dedos juntos e “bata” suas mãos por toda a região das costas da pessoa como se fosse tivesse dando um golpe de karatê.
- Agora, com as mãos em forma de concha, “bata” por toda a região das costas da pessoa. Essa manobra é nomeada como “tapotagem”.
- Para finalizar a massagem, repita o passo 3.