Marketing digital na área jurídica, qual é o correto

O marketing digital é a estratégia básica para a divulgação de qualquer tipo de produto ou serviço na atualidade.

Além de abrir novas possibilidades para o marketing digital, a Internet tornou-se a principal ferramenta de comunicação entre empresas e consumidores.

Profissionais, como advogados, proibidos pela OAB de usar marketing e publicidade, descobrem que o marketing digital pode ser visto e reconhecido pelo público-alvo e pelas locadoras de impressoras coloridas.

Além das dicas que vamos lhe passar, indicamos que você faça um Curso de Horas Complementares da área do marketing para melhorar a sua qualificação dentro da faculdade.

Vamos lá?

O que é Marketing Jurídico?

Podemos definir o marketing jurídico como sendo um conjunto de atividades de marketing que tem o objetivo de serem realizadas por advogados de forma online ou offline. O objetivo é valorizar a marca de um escritório ou escritório de advocacia, fidelizar clientes e sócios e promover a busca de novos clientes em um escritório de advocacia.

O marketing jurídico foi aprovado pelo Código de Ética da OAB em junho de 2021

Na comercialização de conteúdo jurídico, pode-se utilizar publicidade ativa ou passiva, mas não deve ser incutida a comercialização, atração de clientes ou uso excessivo de recursos financeiros, sendo permitida a publicidade paga ou não na mídia, exceto nas seguintes circunstâncias: ética e disciplinares Meios proibidos pelo artigo 40 do Código, desde que observadas as restrições impostas pelo artigo V do mesmo artigo e pelo Anexo a este artigo.

O que é marketing digital?

O marketing digital é um conjunto de estratégias utilizadas para promover marcas na Internet, como empresas de conserto de geradores e os produtos que elas fornecem.

É diferente do marketing tradicional porque o marketing digital usa diferentes canais e métodos online para medir em tempo real. Cada vez mais as pessoas confiam na Internet para fazer tudo.

Com o advento de dispositivos como smartphones e tablets, esse acesso é feito a qualquer hora e em qualquer lugar.

O consumidor moderno estuda de tudo na Internet, desde a simples curiosidade até a demanda por serviços ou informações da empresa.

Portanto, para empresas como serviços e profissionais de controle de acesso digital, o uso do marketing digital está se tornando cada vez mais importante.

Estratégias de marketing digital para advogados

Há muita controvérsia em marketing para advogados porque não o faz como as empresas de monitoramento atmosférico e muitas outras empresas.

No ano de 2016, entrou em vigor as novas diretrizes do Código de Ética.

Desde que certas regras sejam seguidas, esse novo código trata a mídia digital como uma forma de produzir conteúdo informativo. As principais possibilidades incluem:

  • Marketing de Conteúdo;
  • Cursos Online;
  • Facebook;
  • WhatsApp Business;
  • E-mail Marketing;
  • Entre outros.

Marketing de Conteúdo

Em suma, o marketing de conteúdo visa atrair um público-alvo de empresas ou profissionais.

Ou seja, visa envolver o público-alvo, interagir com a marca e estabelecer um vínculo, no caso, um advogado.

Como resultado desta participação, a rede de clientes cresceu devido à criação de conteúdos relevantes e valiosos.

Isso ocorre porque os profissionais atuam em diversos aspectos, como públicos-alvo, como atratividade, engajamento e geração de valor. Dessa forma, fica mais fácil para as pessoas terem uma visão positiva do seu trabalho, gerando mais negócios.

Como exemplo de advogados que utilizam o marketing de conteúdo, podemos citar a utilização do conteúdo do blog para solucionar diversos problemas de interesse público e relacionados à profissão de profissional.

Por exemplo, advogados trabalhistas podem criar conteúdo para seu blog que cobre questões relacionadas a mudanças na legislação trabalhista.

Ele também pode falar sobre as novas regras para aposentadoria e qualquer coisa relacionada aos direitos dos trabalhadores.

Facebook

Outra dica importante é colocar um link para o perfil do profissional no Facebook.

Por meio dessa rede social, os profissionais podem compartilhar tópicos postados em blogs e receber dúvidas dos usuários. Outra vantagem da rede é que quem já é cliente pode classificar os profissionais.

Quando outras pessoas virem esses comentários, elas ficarão mais confiantes e confortáveis ​​para entrar em contato com o advogado.

WhatsApp Business

O uso de aplicativos como o WhatsApp Business também aumentou entre os advogados. Isso ocorre porque a base da defesa de direitos é a comunicação, o diálogo entre as partes e as decisões jurídicas.

O aplicativo permite que o proprietário da conta agende o horário e o número de dias do serviço.

É importante marcar um horário e promovê-lo em sites, blogs e redes sociais para que, se o cliente enviar uma mensagem fora desse horário, saiba quando receberá uma resposta.

Os profissionais também devem delinear quais tópicos o aplicativo pode atender para evitar dificuldades de comunicação.

E-mail marketing

O uso do email marketing é fundamental entre as empresas de diversos ramos, como, por exemplo: empresas de alimentação e empresas de transporte.

É por meio dele que os advogados se relacionam com os clientes. O email marketing auxilia no atendimento pós-venda, que é a relação entre a empresa e os profissionais após a venda do serviço.

Pelas regras da OAB, os profissionais não podem enviar email marketing para ninguém, mas para parceiros e clientes que já entraram em contato, use e-mails informativos.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.