Implantação de CRM: como treinar envolvidos em 6 passos e fazer bom uso dessa ferramenta

Uma das etapas mais importantes para obter sucesso na implementação de um sistema de CRM se refere ao treinamento dos colaboradores.

É fundamental que eles saibam utilizar essa ferramenta para, assim, extrair o máximo potencial do CRM.

O treinamento é determinante para que a plataforma de Customer Relationship Management tenha impacto positivo na rotina de trabalho e no desempenho das equipes.

Pensando nisso, elaboramos aqui um passo a passo de como treinar envolvidos na implantação de CRM.

Continue a leitura e descubra quais as etapas necessárias para fazer seus colaboradores aderirem ao sistema de CRM:

  1. Prepare o conteúdo do treinamento;
  2. Defina um cronograma para treinar os envolvidos;
  3. Escolha o formato de treinamento mais adequado;
  4. Ofereça incentivo para os colaboradores participarem do treinamento;
  5. Auxilie os colaboradores no uso inicial da plataforma;
  6. Monitore o desempenho dos colaboradores no treinamento.

Implantação de CRM: como treinar envolvidos em 6 passos

Quando uma empresa vai implementar um software de CRM pela primeira vez, é bastante comum que os colaboradores apresentem certa resistência para aderir a nova ferramenta, seja por não saberem como lidar com o sistema ou por não quererem mudar uma rotina de trabalho já estabelecida.

No entanto, é possível quebrar essa barreira com um bom programa de treinamento.

Confira a seguir os passos fundamentais de como treinar envolvidos na implantação de CRM e convencer seus colaboradores a adotar essa solução.

Passo 1 – Prepare o conteúdo do treinamento

O primeiro passo de como treinar envolvidos na implantação de CRM consiste em preparar o conteúdo que será ensinado aos colaboradores.

É importante que você defina um roteiro com os tópicos específicos que serão abordados durante o treinamento, já pensando em como eles poderão ajudar a facilitar a vida dos clanoardires e auxiliar a empresa a alcançar os resultados que deseja..

Elabore materiais de apoio para detalhar as características e aspectos técnicos do sistema de CRM. Os colaboradores poderão consultar esses materiais sempre que necessário para esclarecer dúvidas sobre a ferramenta.

E se você precisa de um vídeo para incluir nesses materiais de apoio, temos uma websérie prontinha para você usar, confira o primeiro episódio agora e os demais aqui:

Passo 2 – Defina um cronograma para treinar os envolvidos

O treinamento com foco na solução de CRM precisa contar com um cronograma bem definido.

É necessário estabelecer com antecedência quando cada etapa do treinamento deve ser executada e quanto tempo será dedicado a cada um delas.  

A definição do cronograma deve considerar o total de colaboradores que serão treinados, o quão familiarizados eles estão com tecnologias de automação e quanto tempo do seu expediente eles estão dispostos a ceder para se dedicarem ao treinamento.

Passo 3 – Escolha o formato de treinamento mais adequado

Com base no tempo e dinheiro que você está disposto a investir para treinar os colaboradores e implantar o CRM, você precisa escolher um formato que seja o mais adequado para executar o treinamento.

Você pode treinar os colaboradores por meio de aulas online, presenciais ou mistas. O treinamento pode ter uma abordagem mais teórica ou mais prática, dependendo das necessidades do grupo de participantes.

Outra dica é usar dinâmicas de grupo e até vídeos relacionados com o tema de vendas, para inspirar os colaboradores e levar a um debate de ideias, depois de uma atividade mais recreativa.

Passo 4 – Ofereça incentivo para os colaboradores participarem do treinamento

Como bem mencionamos, é comum que os envolvidos na implantação do CRM se mostrem resistentes em aderir a essa solução tecnológica.

Portanto, crie incentivos para que os colaboradores participem do treinamento, sem forçar isso como uma obrigação.

Você pode, por exemplo, oferecer recompensas para cada ação feita totalmente pela ferramenta de CRM.

Assim, digamos que ao usar a ferramenta para todas as etapas de uma venda específica, o colaborador recebe um ponto, ao acumular determinado número de pontos, pode receber ingressos para o cinema com a companhe, por exemplo

Passo 5 – Auxilie os colaboradores no uso inicial da plataforma

Nas primeiras vezes em que os colaboradores tiverem contato com a ferramenta de CRM e começarem a executar ações por meio dela, busque acompanhá-los e oferecer o auxílio necessário.

Esclareça todas as dúvidas que os colaboradores apresentarem e deixe a sua equipe confiante.

Se possível, eleja um participante para atuar como multiplicador do conhecimento sobre a plataforma e ajudar o restante do time.

Passo 6 – Monitore o desempenho dos colaboradores no treinamento

Por fim, é necessário monitorar o desempenho dos envolvidos no treinamento de implantação.

Você pode elaborar um questionário sobre o uso dos sistema CRM e também observar como ela tem sido incorporada às rotinas dos participantes.

A partir disso, devem ser feitos os ajustes necessários para que os colaboradores possam fazer o melhor uso possível do CRM.

É importante desenvolver uma cultura de CRM em sua empresa. Como fazer isso? Bem, selecionamos um webinar que vai ajudar você a implementar seu CRM na empresa sem dores de cabeça:

O CRM, se bem utilizado, pode ser um verdadeiro aliado na prospecção e qualificação de oportunidades de negócio e na fidelização de clientes.

Treine suas equipes e implemente essa solução na sua empresa.

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.