Dicas de como abrir uma franquia de sucesso
Uma franquia de sucesso é a melhor opção se você deseja iniciar um negócio com baixo risco e alto potencial de lucro. Nesse modelo de negócio, você já tem uma marca unificada com todo suporte para crescer.
No Brasil, existem milhares de franquias em todas as áreas, tamanhos e modelos de negócios. Você pode começar com um baixo investimento em casa ou adquirir uma loja de grande nome em seus termos.
Mas para ter sucesso nesse negócio, é importante que você saiba quais franquias são as mais rentáveis. Afinal, você pagará por usar a marca.
A seguir, mostraremos vários cenários de franquia de sucesso para que você possa fazer a melhor escolha e colocar seu negócio em funcionamento o mais rápido possível.
Franquia de sucesso: o que é
Franquia é um negócio em que um empresário (chamado de franqueador) transfere o direito de uso de uma marca para um franqueado e apoia totalmente a abertura do negócio. Em troca, o franqueado paga uma taxa de franquia para abrir o negócio e, dependendo da rede, paga royalties (a taxa pelo direito de uso) e mensalidades de publicidade.
Dessa forma, a franquia se torna uma opção interessante para quem quer assumir sem precisar começar do zero. Afinal, o risco de erro é menor por se tratar de um modelo de negócios testado, padronizado e com várias unidades em operação.
Portanto, quando falamos de franquias de sucesso, estamos nos referindo àquelas redes de franquias com maior rentabilidade e destaque no mercado. Lembre-se de que existem várias categorias para esse setor, como lojas tradicionais, empresas domésticas (que podem ser abertas de casa) e unidades móveis (como food trucks).
Melhor franquia para investir?
Uma das melhores opções de franquia de sucesso para investir em 2022 são aquelas que se adequam aos seus objetivos, carteira e habilidades de gestão. Isso porque existem franquias de todos os tamanhos e níveis de sofisticação – o ideal depende da sua situação.
Por exemplo, se você tem dinheiro suficiente para investir (a partir de 100.000 reais), é possível conseguir uma franquia maior e mais integrada no mercado. No entanto, eles precisam contratar pessoas, estar totalmente comprometidos com a gestão e ter um olhar aguçado para o negócio.
Por outro lado, existem várias opções de franquias para quem não tem muito capital para investir começando de casa – os chamados home based. Nesse segmento, é possível se tornar um franqueado com um investimento de R$ 6 mil.
Franquia de sucesso: Como escolher
Segmento de mercado: é importante conhecer o segmento de mercado da empresa em que irá investir;
Investimento inicial: é o valor total que deve ser investido para montar o modelo de negócio escolhido pelo franqueado, incluindo móveis, estrutura, materiais da loja, etc.
Taxa de franquia: Taxa cobrada pelo uso da marca na abertura de uma loja franqueada;
Payback period: é o tempo médio que uma franquia leva para obter o retorno do seu investimento inicial, ou seja, recuperar o valor do investimento e começar a gerar lucros;
Royalties: As taxas cobradas pelo franqueador pelo direito de uso da marca. Geralmente é mensal e pode ser uma porcentagem da conta, uma porcentagem das compras de estoque ou um valor fixo pré-determinado;
Taxa de publicidade: é a taxa mensal cobrada pela publicidade da marca, que é de responsabilidade do franqueador;
Receita Média: é a receita média mensal que a franquia deve gerar;
Suporte ao Franqueado: é o suporte prestado pelo franqueador, incluindo treinamento, mentoria, materiais publicitários, etc.