Dentina: Entenda como funciona essa parte da boca

Quando sorrimos e demonstramos nossos dentes, conseguimos ver apenas a superfície dele, não conhecendo completamente a estrutura. Com isso, a dentina é uma camada que fica mais internamente no elemento dentário. 

Desse modo, a sua importância e funcionalidade são fundamentais para uma saúde bucal consistente. Por isso, é relevante conhecer mais sobre ela.

Antes de falar um pouco mais de modo mais profundo sobre as estruturas dos dentes, é sempre bom comentar da importância que uma boa saúde bucal tem para a vida de todas as pessoas, já que não isso não impacta no quesito oral, mas em todo o organismo.

Por esse motivo, consultas através de um plano odontologico empresarial devem sempre ser realizadas.

Além de consultas, você também deve escovar os dentes em casa, pois a prática individual é o ponto mais importante para manter sua saúde na cavidade bucal. 

Para isso, você deve realizar a escovação dentária ao menos três vezes ao dia, para evitar que bactérias cheguem até a dentina. Caso isso aconteça, consulte o seu plano dental para empresa.

O que é dentina e qual a sua função

Falando um pouco mais sobre essa parte que fica na estrutura do dente, porém, muita gente não sabe nem da existência dela. 

Então, a dentina é uma camada que fica localizada internamente no dente, como já dito anteriormente. Ou seja, ela fica além da superfície que é possível visualizar a olho nu, mas pode ser exposta, caso não haja o cuidado necessário.

Quando chegar na exposição da dentina, quer dizer que o seu dente foi certamente danificado. Com isso, precisa de um tratamento o quanto antes.

Desse modo, procure saber como funciona o plano odontologico da empresa, para entender se o seu convênio cobre esse tipo de problema no dente.

A dentina faz parte do dente, e fica diretamente embaixo do esmalte dentário, que é o tecido mais resistente de toda a estrutura dentária. 

Pois, a sua constituição é feita praticamente de minérios, sendo 90% cálcio e 10% de outros materiais orgânicos. Ou seja, para atingir a dentina, deve-se danificar o esmalte dentário, o que não é agradável.

Quando essa parte não recebe todo o cuidado necessário, seja por falta de escovação ou por não visitar um profissional odontológico, através de um odonto pme, por exemplo, a dentina fica exposta. 

Com isso, pode causar sérios danos para a cavidade bucal, levando a problemas que podem ser irreversíveis.

Um dos problemas mais comuns que ocorrem quando a dentina é exposta, é a hipersensibilidade em temperaturas extremas. 

Ou seja, quando você bebe uma água muito gelada e sente desconfortos, é muito provável que você esteja com esse tipo de problema. 

Outras complicações muito comuns na cavidade bucal, são:

  • Periodontia;
  • Cárie;
  • Xerostomia;
  • Halitose.

Caso você possua qualquer um desses problemas, é pertinente utilizar o seu convenio odontologico empresarial, se tiver um. 

Outra coisa que é pertinente ser mencionada acerca da dentina, é que não existe somente um tipo, mas sim três, veja quais:

  1. Dentina primária

Esse tipo é considerado como a camada original mais interna do dente, além de também ter um fator de influência no formato dele.

  1. Dentina secundária

Esse tipo é diferente da segunda pelo simples fato de que essa é formada apenas quando a raiz do dente está desenvolvida. Por causa desse formato “tardio”, sua deposição pode ocorrer de forma mais lenta.

  1. Dentina terciária

De maneira única, a dentina não é natural de todas as pessoas, mas funciona como uma forma de resposta a uma patologia, ou seja, só é formada a partir de agentes externos que influenciam no seu dente. 

Há dois subtipos na dentina terciária, que são conhecidos como a reacional e a reparadora.

Como evitar problemas e tratamentos

Agora que ficou mais claro de entender do que se trata a dentina, que é fundamental para o bom funcionamento da arcada dentária. 

Dessa forma, é pertinente falar como evitar que os problemas surjam nessa área e, se aparecerem, quais são as formas de tratamento que devem ser realizadas para combater essa complicação.

A primeira coisa a se fazer para evitar a exposição da dentina, é justamente a prática de higienização bucal em casa, de forma constante e eficaz. 

Assim, você impede que agentes externos, como bactérias, se proliferam e causam danos ao esmalte dentário, que é o que protege a dentina.

Por fim, a forma de tratamento deve ser realizada mediante à resposta do profissional odontológico, pois será ele que irá passar as melhores dicas e indicar quais são as formas de tratamentos possíveis para cada caso.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.