Cross docking: entenda o conceito, as vantagens e desvantagens e como implementar essa estratégia

O cross docking é uma estratégia de distribuição que acelera o processo de entrega dos produtos ao cliente final, economiza espaço e reduz os custos das empresas que possuem essa tática com seus fornecedores.

A velocidade de entrega tem se tornado um requisito cada vez mais relevante para os clientes. Segundo um comunicado do Magalu, a taxa de conversão de vendas é 62% maior para os pedidos que entregam em uma hora, em comparação com entregas em 48 horas. Este dado representa a potência do diferencial competitivo que a entrega rápida possui.

Portanto, toda estratégia para vender mais, melhorar a satisfação do cliente e tornar sua cadeia de suprimentos mais enxuta e eficiente, deve ser bem-vinda para promover o sucesso da sua empresa. 

Para te ajudar com isso, vamos apresentar o cross docking, uma estratégia que pode fazer toda a diferença na lucratividade do seu negócio. Entenda também quais as vantagens desse modelo e como implementá-lo. Continue a leitura!

O que é cross docking?

O cross docking é uma estratégia que rompe a necessidade de estocar produtos de um fornecedor, no espaço físico de uma empresa contratante. 

Em tradução literal, cross docking significa “cruzando as docas”. Isso significa que, neste modelo, pula-se a etapa de armazenamento que relaciona uma empresa a seu fornecedor.

No modelo tradicional, uma empresa que vende produtos físicos compra uma determinada quantidade do fabricante ou fornecedor e abastece seu estoque. Para isso, é preciso que a empresa tenha um local para um bom armazenamento e consiga ofertar mais seus produtos.

Com muito esforço, a empresa faz o possível para que seus clientes sejam atraídos e comprem sua mercadoria até seu estoque acabar. E assim, pode fazer um novo pedido de compra de inúmeros produtos para encher seu armazenamento, e voltar a ofertar.

A diferença do cross docking em relação a este modelo tradicional está justamente no momento em que uma empresa precisa abastecer seu estoque. Ela poderá (e deve!) continuar ofertando. Contudo, não necessariamente será preciso ter o produto em mãos.

O cross docking propõe uma nova dinâmica entre a empresa e o fornecedor. Ao firmarem esse tipo de parceria, a empresa compra os produtos do fornecedor somente no momento em que a venda do mesmo for realizada. 

Dessa maneira, ao realizar um compra, a empresa imediatamente formaliza um pedido de compra para sua rede de fornecedores, que entrega seus produtos a um centro de distribuição (CD) especializado. 

Deste centro, os produtos podem ser retirados e entregues diretamente aos clientes finais de maneira mais eficiente e ágil, já que, nos centros de distribuição, a mercadoria não passa mais do que 24 horas armazenada.

Vantagens e desvantagens do cross docking 

Uma estratégia como o cross docking pode trazer muitas vantagens para as empresas que utilizam este formato de armazenamento. Contudo, este modelo pode levar alguns pontos de atenção também. 

Entenda quais são as vantagens e desvantagens do cross docking:

Vantagens do cross docking

Ao eliminar a prática de estocagem, uma empresa pode:

  1. Reduz custos com estoque, já que não é preciso investir em armazéns ou grandes locações para receber, estocar e retirar produtos;
  2. Agiliza a entrega das mercadoria, uma vez que, nos centros de distribuição, produtos podem ser armazenados por até 24 horas;
  3. Eleva a satisfação dos clientes, que têm suas compras entregues com mais velocidade;
  4. Permite a ampliação da carteira de produtos ofertadas pela empresa, visto que as empresas não precisam, de fato, ter esses produtos para ofertá-lo;
  5. Evita produtos em falta graças à disponibilidade dos fornecedores.

Desvantagens do cross docking 

Apesar das vantagens, o cross docking é uma estratégia delicada que precisa ser muito bem alinhada com os fornecedores. Afinal, agora existe um terceiro componente na relação da empresa com os clientes, o que pode vir a provocar algumas desvantagens, como:

  1. Maior vulnerabilidade nas entregas, já que, se o fornecedor não tiver o produto necessário, a cadeia de suprimentos pode ser comprometida;
  2. Exige uma relação transparente com os fornecedores, o que muitas vezes pode ser difícil de se construir;
  3. Longo planejamento e monitoramento, visto que este é um processo que deve ser perfeitamente equiparado para atingir o sucesso.

Como implementar o cross docking?

Agora que você conhece o conceito e as vantagens e desvantagens do cross docking, poderá dizer se essa estratégia faz sentido para seu modelo de negócio ou não.

Caso positivo, confira a seguir X passos para implementar este modelo!

  1. Faça um bom planejamento

Antes de tudo, é necessário fazer um esboço desse projeto.

Pontue o que será necessário para rodar este projeto, como mão de obra, investimento necessário e, principalmente, se este modelo será válido para todos os produtos que são ofertados. 

  1. Invista em sistemas de gerenciamento de fornecedores

Fazer a gestão de fornecedores é essencial para que o cross docking proporcione suas vantagens. Para isso, você pode contar com softwares que façam a qualificação e homologação de fornecedores de maneira automatizada. 

Isso evitará imprevistos e diminuirá os riscos do seu planejamento e da entrega do seu produto ao cliente.

Além disso, com as informações centralizadas no sistema de gerenciamento de fornecedores, áreas como o financeiro e logísticas podem se manter sempre atualizadas sobre o projeto.

  1. Defina um centro de distribuição

Os centros de distribuição são uma peça-chave para o bom funcionamento do cross docking, portanto, sua escolha precisa ser assertiva!

Os CDs devem possuir:

  • uma localização estratégica;
  • boa estrutura de armazenagem;
  • capacidade de estoque adequada;
  • gestão de estoque;
  • operação especializada para seu tipo de produto.
  1. Treine sua equipe

Para prevenir erros, aplique um treinamento para que sua equipe fique por dentro de todo o projeto. Principalmente a área de atendimento, que deverá responder rapidamente ao cliente.

  1. Fique de olho nos resultados

Você poderá entender se o cross docking está sendo assertivo se acompanhar os resultados.

Esta é outra vantagem dos sistemas de gerenciamento de fornecedores: com eles, você pode obter uma análise de indicadores de desempenho e entender qual parceria está sendo mais proveitosa para o cross docking. 

Afinal, nesta estratégia, os fornecedores possuem papel extremamente importante para o sucesso da operação. Por essa razão, trace comparativos e foque naqueles que estão em maior sinergia com o seu planejamento.

Artigo escrito pela Linkana, empresa referência na análise pública automatizada de Compliance e governança corporativa do processo de homologação de fornecedores.