Cross docking: entenda o conceito, as vantagens e desvantagens e como implementar essa estratégia
O cross docking é uma estratégia de distribuição que acelera o processo de entrega dos produtos ao cliente final, economiza espaço e reduz os custos das empresas que possuem essa tática com seus fornecedores.
A velocidade de entrega tem se tornado um requisito cada vez mais relevante para os clientes. Segundo um comunicado do Magalu, a taxa de conversão de vendas é 62% maior para os pedidos que entregam em uma hora, em comparação com entregas em 48 horas. Este dado representa a potência do diferencial competitivo que a entrega rápida possui.
Portanto, toda estratégia para vender mais, melhorar a satisfação do cliente e tornar sua cadeia de suprimentos mais enxuta e eficiente, deve ser bem-vinda para promover o sucesso da sua empresa.
Para te ajudar com isso, vamos apresentar o cross docking, uma estratégia que pode fazer toda a diferença na lucratividade do seu negócio. Entenda também quais as vantagens desse modelo e como implementá-lo. Continue a leitura!
O que é cross docking?
O cross docking é uma estratégia que rompe a necessidade de estocar produtos de um fornecedor, no espaço físico de uma empresa contratante.
Em tradução literal, cross docking significa “cruzando as docas”. Isso significa que, neste modelo, pula-se a etapa de armazenamento que relaciona uma empresa a seu fornecedor.
No modelo tradicional, uma empresa que vende produtos físicos compra uma determinada quantidade do fabricante ou fornecedor e abastece seu estoque. Para isso, é preciso que a empresa tenha um local para um bom armazenamento e consiga ofertar mais seus produtos.
Com muito esforço, a empresa faz o possível para que seus clientes sejam atraídos e comprem sua mercadoria até seu estoque acabar. E assim, pode fazer um novo pedido de compra de inúmeros produtos para encher seu armazenamento, e voltar a ofertar.
A diferença do cross docking em relação a este modelo tradicional está justamente no momento em que uma empresa precisa abastecer seu estoque. Ela poderá (e deve!) continuar ofertando. Contudo, não necessariamente será preciso ter o produto em mãos.
O cross docking propõe uma nova dinâmica entre a empresa e o fornecedor. Ao firmarem esse tipo de parceria, a empresa compra os produtos do fornecedor somente no momento em que a venda do mesmo for realizada.
Dessa maneira, ao realizar um compra, a empresa imediatamente formaliza um pedido de compra para sua rede de fornecedores, que entrega seus produtos a um centro de distribuição (CD) especializado.
Deste centro, os produtos podem ser retirados e entregues diretamente aos clientes finais de maneira mais eficiente e ágil, já que, nos centros de distribuição, a mercadoria não passa mais do que 24 horas armazenada.
Vantagens e desvantagens do cross docking
Uma estratégia como o cross docking pode trazer muitas vantagens para as empresas que utilizam este formato de armazenamento. Contudo, este modelo pode levar alguns pontos de atenção também.
Entenda quais são as vantagens e desvantagens do cross docking:
Vantagens do cross docking
Ao eliminar a prática de estocagem, uma empresa pode:
- Reduz custos com estoque, já que não é preciso investir em armazéns ou grandes locações para receber, estocar e retirar produtos;
- Agiliza a entrega das mercadoria, uma vez que, nos centros de distribuição, produtos podem ser armazenados por até 24 horas;
- Eleva a satisfação dos clientes, que têm suas compras entregues com mais velocidade;
- Permite a ampliação da carteira de produtos ofertadas pela empresa, visto que as empresas não precisam, de fato, ter esses produtos para ofertá-lo;
- Evita produtos em falta graças à disponibilidade dos fornecedores.
Desvantagens do cross docking
Apesar das vantagens, o cross docking é uma estratégia delicada que precisa ser muito bem alinhada com os fornecedores. Afinal, agora existe um terceiro componente na relação da empresa com os clientes, o que pode vir a provocar algumas desvantagens, como:
- Maior vulnerabilidade nas entregas, já que, se o fornecedor não tiver o produto necessário, a cadeia de suprimentos pode ser comprometida;
- Exige uma relação transparente com os fornecedores, o que muitas vezes pode ser difícil de se construir;
- Longo planejamento e monitoramento, visto que este é um processo que deve ser perfeitamente equiparado para atingir o sucesso.
Como implementar o cross docking?
Agora que você conhece o conceito e as vantagens e desvantagens do cross docking, poderá dizer se essa estratégia faz sentido para seu modelo de negócio ou não.
Caso positivo, confira a seguir X passos para implementar este modelo!
- Faça um bom planejamento
Antes de tudo, é necessário fazer um esboço desse projeto.
Pontue o que será necessário para rodar este projeto, como mão de obra, investimento necessário e, principalmente, se este modelo será válido para todos os produtos que são ofertados.
- Invista em sistemas de gerenciamento de fornecedores
Fazer a gestão de fornecedores é essencial para que o cross docking proporcione suas vantagens. Para isso, você pode contar com softwares que façam a qualificação e homologação de fornecedores de maneira automatizada.
Isso evitará imprevistos e diminuirá os riscos do seu planejamento e da entrega do seu produto ao cliente.
Além disso, com as informações centralizadas no sistema de gerenciamento de fornecedores, áreas como o financeiro e logísticas podem se manter sempre atualizadas sobre o projeto.
- Defina um centro de distribuição
Os centros de distribuição são uma peça-chave para o bom funcionamento do cross docking, portanto, sua escolha precisa ser assertiva!
Os CDs devem possuir:
- uma localização estratégica;
- boa estrutura de armazenagem;
- capacidade de estoque adequada;
- gestão de estoque;
- operação especializada para seu tipo de produto.
- Treine sua equipe
Para prevenir erros, aplique um treinamento para que sua equipe fique por dentro de todo o projeto. Principalmente a área de atendimento, que deverá responder rapidamente ao cliente.
- Fique de olho nos resultados
Você poderá entender se o cross docking está sendo assertivo se acompanhar os resultados.
Esta é outra vantagem dos sistemas de gerenciamento de fornecedores: com eles, você pode obter uma análise de indicadores de desempenho e entender qual parceria está sendo mais proveitosa para o cross docking.
Afinal, nesta estratégia, os fornecedores possuem papel extremamente importante para o sucesso da operação. Por essa razão, trace comparativos e foque naqueles que estão em maior sinergia com o seu planejamento.
Artigo escrito pela Linkana, empresa referência na análise pública automatizada de Compliance e governança corporativa do processo de homologação de fornecedores.