Como funciona a tecnologia das criptomoedas?

Talvez você não saiba, mas a tecnologia das criptomoedas se chama blockchain, um sistema descentralizado que funciona sem o apoio de um banco central ou governo.

O software permite a troca de dados por meio de uma rede descentralizada de computadores, não há controles, não há liderança, todos os usuários são iguais e podem acompanhar as trocas realizadas.

Esta é uma nova tendência na troca de dados e com o tempo se provou ser eficaz não apenas para troca de moedas digitais, para outros tipos de dados de diferentes setores.

Afinal, como as criptomoedas funcionam?

Blockchain funciona por meio de um livro-razão: uma escrituração cronológica na qual todas as transações são mantidas. 

Isso quer dizer que tudo fica registrado e todos os participantes têm acesso a esta grande central de informações.

Cada vez que os dados são trocados, uma nova linha é adicionada a este livro. 

Ou seja, todas as transações de bitcoin são mantidas em um livro que é compartilhado por todas as pessoas que possuem essa moeda eletrônica.

O mesmo acontece com todas as demais criptomoedas que existem.

Os dados que são trocados via blockchain recebem um ‘código de hash’ exclusivo, uma espécie de impressão digital.

Esse dado é bem interessante principalmente para quem tem dúvidas se o sistema de moedas digitais é mesmo seguro.

Com este sistema de segurança, é possível verificar se os dados não foram modificados posteriormente.

O surgimento deste sistema permitiu que outras moedas fossem criadas, muitas delas acabaram se tornando tão populares quanto o Bitcoin (BTC), como o Ethereum (ETH), Shiba Inu (SHIB), entre milhares de outras que estão disponíveis.

Através do blockchain essas moedas são vendidas, compradas e armazenadas e também podem ser trocadas por produtos e serviços através de transações que estão cada vez mais comuns no mundo.

Outros setores já começam a usar o blockchain

A tecnologia das criptomoedas se mostrou tão eficiente que começou a ser utilizada em outros setores.

Com esta troca de dados inteligente e segura, é possível criar vários softwares e ferramentas que servem para fins infinitos.

A aplicação mais conhecida é a negociação de criptomoedas. São moedas digitais que existem fora dos bancos.

Mas já encontramos empresas da área médica que utilizam o blockchain para armazenar e compartilhar dados dos pacientes com laboratórios, profissionais, hospitais e até mesmo com a indústria farmacêutica.

Também é possível encontrar escritórios de Direito que elaboram contratos inteligentes via esta tecnologia tão revolucionária.

Pense em um contrato de aluguel inteligente em que coisas como o período de aluguel, valor do aluguel e depósito são processados, mas também, por exemplo, a disposição de que a fechadura eletrônica da porta só seja desbloqueada quando o aluguel for pago com bitcoin.

São inúmeras as possibilidades que podem surgir com o passar dos anos, pois a tecnologia não para de ser reinventada.

Como você pode ver, além das moedas digitais, a tecnologia das criptomoedas pode ser aplicada em outras situações e com o tempo estará ainda mais presente no nosso dia a dia.