Como fazer carteira de clientes seguindo 8 passos práticos e objetivos
Para se dar bem no mundo das vendas, contar com uma sólida carteira de clientes é algo imprescindível.
Isso porque, em primeiro lugar, manter a sua base de clientes fiéis é comprovadamente mais barato do que conquistar outros novos. Além disso, são eles os principais responsáveis por garantir a sustentabilidade financeira do seu modelo de negócio.
Uma carteira com a qual você sempre poderá contar para vender seus produtos e serviços ajuda a garantir maior previsibilidade nos rendimentos, o que permite planejar melhor suas estratégias de negócio.
Pensando nisso, elaboramos aqui um passo a passo de como fazer carteira de clientes.
Ao longo deste conteúdo, você vai conferir as etapas essenciais e dicas valiosas para construir uma base sólida e obter um bom desempenho nas vendas:
- Estabeleça um perfil de cliente ideal para as suas vendas;
- Dedique-se à prospecção de novos clientes;
- Faça marketing de conteúdo;
- Esteja presente nas redes sociais e faça networking;
- Traga de volta clientes inativos;
- Incentive seus clientes a indicarem seus produtos para outras pessoas;
- Marque presença em eventos relacionados ao seu mercado de atuação;
- Recrute vendedores que já possuam ampla carteira de clientes.
- Passo a passo: como fazer carteira de clientes?
- Passo 1 – Estabeleça um perfil de cliente ideal para as suas vendas
- Passo 2 – Dedique-se à prospecção de novos clientes
- Passo 3 – Faça marketing de conteúdo
- Passo 4 – Esteja presente nas redes sociais e faça networking
- Passo 5 – Traga de volta clientes inativos
- Passo 6 – Incentive seus clientes a indicarem seus produtos para outras pessoas
- Passo 7 – Marque presença em eventos relacionados ao seu mercado de atuação
- Passo 8 – Recrute vendedores que já possuam ampla carteira de clientes
- DICA EXTRA: Use a tecnologia
Passo a passo: como fazer carteira de clientes?
A carteira de clientes é composta por pessoas ou empresas com as quais você já fechou negócio anteriormente e mantém um relacionamento ativo
A importância de cultivar uma robusta carteira de clientes reside no fato de que você tende a ser mais bem sucedido ao vender para quem já é cliente do que para quem nunca adquiriu suas soluções.
Tendo isso em vista, confira a seguir como fazer carteira de clientes a partir de 8 passos.
Passo 1 – Estabeleça um perfil de cliente ideal para as suas vendas
O primeiro passo de como fazer carteira de clientes consiste em definir o que você considera um perfil de cliente ideal para os seus produtos e serviços.
É com base nesse perfil que você vai direcionar suas estratégias de vendas e de fidelização dos seus clientes.
Inclua nas características desse cliente modelo informações como porte da empresa, ramo de atividade, localização, público que atende, maturidade da gestão e capacidade de investimento.
Passo 2 – Dedique-se à prospecção de novos clientes
Para construir sua carteira de clientes, é necessário saber prospectar novas oportunidades de negócio.
Se você trabalha com vendas B2B, crie uma lista com potenciais clientes, que se encaixam no perfil ideal, e entre em contato para apresentar sua empresa e suas soluções a eles.
Esse tipo de prospecção ativa, chamada de outbound, pode ser muito efetiva.
Veja estas dica do Eduardo Muller, da Universidade Previsível, de como colocar isso empregatícia:
Passo 3 – Faça marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma estratégia que consiste em produzir conteúdos relevantes para o seu público-alvo a fim de atrair oportunidades de negócio e se posicionar como autoridade no assunto.
Esses conteúdos podem ser artigos para o blog da empresa, e-books, webinars, podcast entre outros formatos.
Passo 4 – Esteja presente nas redes sociais e faça networking
As redes sociais são importantes espaços para fazer networking, divulgar suas soluções e se relacionar com clientes e prospects.
Utilize Facebook, Instagram, LinkedIn e grupos no WhatsApp e Telegram para construir relações e fazer novos negócios.
Passo 5 – Traga de volta clientes inativos
Outro passo importante para construir uma sólida carteira de clientes é tentar recuperar aqueles que não se relacionam com você e que não fizeram uma nova compra há bastante tempo.
Entre em contato com eles para entender o que os levou ao afastamento e tente reconquistá-los oferecendo vantagens.
Passo 6 – Incentive seus clientes a indicarem seus produtos para outras pessoas
Quando seus clientes atuais recomendam seus produtos para outras pessoas potencialmente interessadas naquilo que você tem a oferecer, a sua carteira tende a aumentar.
Para que isso aconteça, busque manter sua base sempre satisfeita e ofereça incentivos para que eles indiquem suas soluções para amigos e colegas.
Passo 7 – Marque presença em eventos relacionados ao seu mercado de atuação
Eventos como feiras, congressos e seminários são boas oportunidades para você fazer o bom e velho networking e ampliar a sua base de clientes. Portanto, não deixe de participar dos principais eventos voltados ao seu mercado.
Passo 8 – Recrute vendedores que já possuam ampla carteira de clientes
Se você quer montar uma equipe de vendas com uma carteira de clientes recheada, procure recrutar vendedores que já possuam sua própria base.
Mas cuidado para não se atentar apenas apenas ao tamanho da carteira da carteira de clientes dos seus vendedores. É importante também avaliar suas habilidades, conhecimentos técnicos e experiência antes de contratá-los.
DICA EXTRA: Use a tecnologia
Para conhecer cada detalhe sobre seus clientes e todas as conversas que teve com eles, além de contar com relatórios gerenciais completos e um funil de vendas fácil de consultar, entre outras funcionalidades, use um bom sistema de CRM.
Veja mais vantagens de contar com um software de CRM para controlar e gerenciar suas vendas:
Bom, esses são os passos principais de como fazer carteira de clientes. O que você achou?
Dedique-se em montar e gerir uma robusta carteira de clientes e aproveite melhor as oportunidades de vendas.Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.