Como Fazer Ata Notarial de WhatsApp

Você está precisando perpetuar algum documento, fato, situação ou ocorrência? Passou por alguma situação chata no WhatsApp e precisa de provas para um processo? Vou explicar tudo sobre ata notarial, além de esclarecer dúvidas sobre como fazer ata notarial de WhatsApp.

Com o avanço da tecnologia, ficou mais fácil se comunicar por alguns meios que antes não existiam, tipo rede sociais ou mensagens pelo WhatsApp. Assim se tornou natural que o envolvido em algum conflito judicial queira utilizar conversas de WhatsApp como meio de provas ou como meio estratégico para anúncios.

Então é preciso fazer a ata notarial para deixar registrado e não correr o risco que desapareçam ou sofram alterações com o tempo. Confira mais detalhes logo a seguir!

O que é ata notarial?

Ata notarial é um instrumento público feito em cartório por um tabelionato de notas, no qual ele atesta que testemunhou determinados eventos podendo incluir desde imóveis e seus estados de conservação até objetos que haviam em algum cofre ou conteúdo de site e mensagens de apps mensageiros como a versão atualizada do WhatsApp GB 2021 modificado.

Muitas vezes é preciso que o tabelião de notas faça constatação porque precisarão utilizar o conteúdo em algum processo judicial e o tabelião tem um grande poder de fé. Isso significa que a palavra dele tem o peso da verdade e qualquer outra alegação não feita por tabelião precisa ser provada.

Como fazer ata notarial pelo WhatsApp?

A conversa do WhatsApp é uma das espécies mais comuns de ata notarial. Às vezes, trocas contendo insultos, alguns problemas referentes a menores de idade e seus pais em litígio, questões sobre empregador e empregado e muitos outros.

Confira: Como motivar seus colaboradores?

Qualquer conteúdo pode ser objeto de ata notarial. O tabelião pode tirar um print, ou transcrever a conversa do WhatsApp, imprimir a escritura com as imagens e entregar para a pessoa.

No caso de áudios ou vídeos, é necessário que o tabelião assista e escute o que aconteceu e transcreva. A ata notarial é melhor aceita dessa maneira porque algumas capturas de telas podem ser recusadas.

Hoje em dia, existem alguns aplicativos que podem criar conversas falsas e o próprio WhatsApp também colabora para a desconfiança, já que é permitido apagar mensagens só para si, sendo considerado manipulação de conversas.

Assim sendo, uma ata notarial documentando a conversa evita qualquer contestação. O processo é bem simples e bastante rápido e o documento fica pronto na mesma hora.

Além disso, não há manifestação de vontade. Se aquele que requereu o documento recusar-se assinar, o tabelião poderá consignar o ato mesmo assim.

Se você for fazer a ata notarial de prints de conversa do WhatsApp, você deve levar seu aparelho até o cartório para que ele abra o aplicativo e transcreva as mensagens ali constantes. Certifique-se ter feito o backup local do WhatsApp para conseguir visualizar mensagens antigas.

Ele informará não só o conteúdo mas também o remetente, o destinatário e o número de telefone. Espero que tenha gostado do conteúdo. Para mais detalhes, continue no site, pois tem bastante artigos sobre tecnologia para PMEs. Em caso de alguma dúvida, podemos ajudar a esclarecer de um jeito bem informativo e explicativo.