Como criar um email de boas vindas para clientes? Tudo o que você precisa saber
O usuário está navegando pelo seu site e acaba se cadastrando em sua newsletter, ou convertendo na sua landing page, pronto, ele acaba de entrar na sua base de emails. Qual o próximo passo? O envio de um email de boas vindas para clientes é uma excelente resposta!
O email de boas vindas para clientes é a primeira impressão que sua empresa irá causar em um contato mais pessoal com o consumidor, então é muito importante que este primeiro contato impacte o usuário de forma positiva.
Porque enviar um email de boas vindas?
O seu email de boas vindas será uma das primeiras experiências que seu cliente irá viver com a sua empresa. Neste primeiro contato, você precisa convencer o cliente a se engajar com o conteúdo.
Para isso, é necessário conhecer o seu público. Para criar a persona do e-commerce, você precisa saber com quem e para quem está falando, e se ele é o seu cliente ideal.
O seu lead tem poder de compra para adquirir o seu produto ou serviço? Ele deseja adquirir o que você tem a oferecer?
Outro ponto importante é entender quem é o seu lead. Qual a sua profissão? Onde ele mora? Que lugares frequenta? Saber essas questões fará com que a sua comunicação com o cliente seja muito mais assertiva e irá direcionar o tipo de conteúdo que pode ser visto como um material de valor para o cliente.
Esse é o melhor caminho a seguir para aumentar as taxas de abertura, clique e conversão em seu e-mail de boas vindas.
Como criar um email de boas vindas para clientes?
O email marketing para e-commerce é uma estratégia muito importante e por ser usada desde as primeiras interações com os clientes em potencial, até o pós-venda.
O e-mail de boas vindas para clientes é a oportunidade perfeita de encantar o usuário e manter a relação entre cliente e marca.
Mantenha as informações claras
As primeiras informações que o seu contato irá visualizar são o assunto do email e o remetente.
Sobre o assunto: utilize palavras simples e seja sempre objetivo, por exemplo, “seja bem-vindo, (nome)”. Você pode utilizar também alguns CTAs, como: saiba mais, conheça, acesse, etc.
Seja objetivo no conteúdo do email
Entre as estratégias de marketing para loja virtual é preciso considerar o marketing de conteúdo.
Entretanto, é preciso saber como usá-lo. Emails de boas vindas para clientes com conteúdos muito longos são propícios a serem ignorados.
Caso seja necessário enviar um conteúdo de maior volume, opte por dividir em mais emails em um curto espaço de tempo.
Tenha sempre em mente que é possível utilizar essa objetividade como estratégia para gerar tráfego para seu blog ou site, enviando o usuário para links de blogs, vídeos ou páginas do seu site que falem mais sobre o assunto tratado.
Personalize o conteúdo do email
É uma obrigação personalizar o conteúdo que estará no email de boas vindas para clientes.
Lembrando que, além do nome, a personalização pode ser feita a partir da localização ou outros dados que o lead já te forneceu em cadastros feitos no site, redes sociais e outros canais.
Por exemplo: “Olá André, obrigado por se cadastrar em nosso site, iremos preparar promoções exclusivas para Belo Horizonte, e você será o primeiro a saber.”
O email de boas vindas perfeito!
A receita ideal para o melhor email de boas vindas para clientes não existe, mas iremos listar algumas dicas importantes para estreitar o seu relacionamento com os leads. Confira abaixo:
- SEMPRE agradeça pelo cadastro!
- apresente-se de forma direta e objetiva.
- lembre-se de alinhar as expectativas.
Confira alguns exemplos de email de boas vindas para clientes.
Neste primeiro exemplo faremos a junção entre “apresentação” e “benefícios”:
“Olá (nome), como vai? Seja bem-vindo, é um prazer contar com você em nosso time, você sabe que agora poderá utilizar uma série de benefícios exclusivos para quem está junto com a gente.”
Como segundo exemplo vamos utilizar o “agradecimento” e “quem somos”:
“(Nome) obrigado por se cadastrar, colaborar com o seu crescimento nessa nova jornada é um prazer, nossa empresa tem como objetivo fomentar o crescimento pessoal e profissional de nossos clientes, é uma honra fazer parte da sua história.”
Vamos citar outro exemplo unindo “agradecimento”, “benefícios” e “categorias de produtos”:
“Muito obrigado por se cadastrar em nosso site, como agradecimento estou lhe enviando um cupom com 30% OFF para sua primeira. Confira nossas categorias e encontre o produto perfeito para você!”
Depois do e-mail de boas vindas para clientes, lembre-se de manter a comunicação por meio da criação de um fluxo de automação de e-mail marketing, que permita a criação de um relação a curto, médio e longo prazo. Priorize a segmentação de conteúdos e a personalização das mensagens.
Entre as dicas para e-mail marketing de e-commerce e dropshipping, é fundamental destacar a necessidade de uma ferramenta de automação profissional para enviar o seu email de boas vindas para clientes.
Escolha a opção que melhor se enquadra na proposta da sua empresa, esta ferramenta fará com que você poupe muito tempo e ainda sim alcance uma grande quantidade de leads cadastrados de forma automatizada.
Por último, lembre-se que existem outros tipos de e-mails, como de transação. Use essa estratégia, por exemplo, para recuperar boletos que ainda não foram pagos.
Agora é colocar a mão na massa, não se esqueça que a primeira impressão é a que fica. Caso tenha alguma dúvida, volte aqui para não errar na hora de enviar o seu email de boas vindas, ok?
Este artigo foi escrito pela Apps Ecommerce, desenvolvedora de aplicativos para Shopify como Parcelamento Installments, Boleto Recovery e Shoplinks.