Chega de mau hálito: conheça as causas e como tratá-las

Apesar do que muitas pessoas possam imaginar, o mau hálito é um problema muito comum entre as pessoas, e pode ser causado por diversos fatores, e não só pela má higiene bucal. 

Dessa forma, sem entender sobre saúde bucal e problemas que podem interferir na halitose, muitas vezes o paciente, mesmo tendo uma ótima higiene bucal e utilizando de recursos para melhorar o hálito, acabam apresentando esse sinal mesmo assim.

Essa situação é agravada de certa forma, principalmente quando o paciente faz uso de aparelho dental invisível.

Portanto, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre a halitose, bem como, entenda quais as causas e confira quais os possíveis tratamentos para acabar com essa característica causada por doenças bucais. 

O que é mau hálito?

O mau hálito ou halitose nada mais é do que o mau cheiro que acaba se instalando na boca. 

Dessa forma, esse mau cheiro pode ser causado por alguns fatores. A maioria deles indicam falta de acompanhamento da saúde bucal, ou, até mesmo, desenvolvimento de doenças que surgem na boca. Como por exemplo: 

  • Cárie;
  • Sujeira na língua;
  • Má alimentação;
  • Uso de cigarro;
  • Condições médicas.

Cada uma delas contribui para o surgimento do mau hálito. É preciso entender agora como tratar, prevenir e quando se deve procurar ajuda. 

Quando procurar ajuda profissional?

Da mesma forma que é preciso procurar um dentista quando se deseja fazer um implante dental, é necessário recorrer a um profissional quando se percebe que o mau hálito se instalou na boca e não vai embora. 

Isso porque, essa característica de halitose recorrente, como já dito anteriormente, pode significar ou indicar problemas mais complexos na saúde bucal. Um exemplo é a própria cárie. 

Dessa forma, quando não tratada, além de promover mau hálito, a cárie acaba corroendo os dentes devido à bactérias que acabam destruindo o esmalte. 

Em casos mais graves, pode levar até mesmo a queda dos dentes, além do desenvolvimento de outras enfermidades, como o tártaro e a placa bacteriana.

Portanto, é importante procurar o dentista para que o mesmo possa avaliar o caso e diagnosticar qual é o real problema da halitose. Assim, ele pode trabalhar na cura desse problema e o paciente vai conseguir se ver livre desse mal cheiro vindo de sua boca.

Após um tratamento focado na cura do que pode causar o mau hálito, o paciente também pode realizar procedimentos voltados a limpeza profunda dos dentes e um clareamento dental.

Prevenção e tratamento

Como já dito anteriormente, quando o problema é a halitose, a causa pode ser variada. Portanto, para tratar, o mais indicado é procurar um médico dentista, pois somente ele vai conseguir analisar qual o melhor tratamento.

Desse modo, o dentista poderá identificar qual a causa da halitose e trabalhar para a resolução dela, que por sua vez, quando resolvida, não causará mais problemas de mau hálito ao paciente. 

Vale lembrar que em casos em que o problema do mau hálito é causado por alinhadores invisíveis ou até mesmo pelo uso de cigarro, isso envolve o cuidado com a higiene bucal. Em suma, só é possível curar o mau hálito em fumantes quando os mesmos optam por parar de fumar. 

Isso porque, mesmo realizando procedimentos que irão ajudar na limpeza bucal, se o paciente continuar fumando, a halitose irá voltar, já que o mau hálito causado pelo cigarro se dá pelo contato da nicotina com a boca. 

A prevenção pode incluir alguns fatores, como não fumar, ter uma boa alimentação e beber bastante água para ajudar na hidratação da boca. 

Além disso, é extremamente importante manter uma boa higiene bucal. Isso porque, a maioria das doenças bucais é causada pela falta de higiene. 

Vale lembrar que não prezar por uma boa rotina de escovação e higiene bucal podem causar complicações que levam a necessidade de extração dos dentes, fazendo com que o paciente precise procurar por tratamentos como a prótese fixa.

De modo geral, escove os dentes após todas as refeições, totalizando, no mínimo, três escovações por dia, após o café da manhã, almoço e jantar. 

Além disso, certifique-se de que você está escovando os dentes da maneira certa, de forma a tentar limpar ao máximo os restos de alimentos. 

Ademais, nunca esqueça de usar fio dental, ítem extremamente importante em uma boa rotina de higiene bucal. 

Por último, mas não menos importante, busque fazer visitas regulares ao dentista para que o mesmo possa fazer check-ups em sua saúde bucal, bem como, sempre dar direcionamentos e instruções de como manter a sua boca saudável. 
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.