Abra uma loja: 3 passos para a sua loja

Se você deseja abrir uma loja como empreendedor, primeiro você deve estar ciente que irá enfrentar  muitos desafios. Quais são os primeiros passos para abrir uma loja? Quais são os requisitos? Quanto devo juntar? Onde e como posso obter apoio financeiro? E quais regulamentos se aplicam atualmente em tempos de Corona? 

Essas são todas as perguntas que você deve se fazer antes de dar o primeiro passo para a abertura e para as quais você também deve encontrar respostas. Neste artigo, descreveremos todas as fases necessárias e explicaremos o que você precisa considerar aqui.

Se você pensa em abrir a própria loja amanhã, Infelizmente, isso não é possível tão rápido, antes de começar a planejar a abertura de sua loja, você precisa coletar dados e números gerais do setor. 

Existe potencial financeiro? Quem são meus concorrentes? Estou atendendo um nicho? Ao pesquisar seu próprio negócio, geralmente você descobre com antecedência se a abertura da loja promete ser bem sucedida ou não.  Engana-se quem pensa que não precisa dessa pesquisa e que isso é perda de tempo, pois um conceito coerente deve estar disponível o quanto antes. 

1. Abra uma loja: um conceito convincente

Como já mencionado, o primeiro passo deve ser desenvolver um conceito de loja coerente e convincente, que vai desde eletrônicos até calçados femininos. Aqui você tem que descobrir como você ganha seu dinheiro, como você se diferencia dos outros, qual é o seu USP, quão grande sua equipe precisa ser, quem são seus clientes, o que você precisa para sua loja e como deve ser o seu negócio diário. 

Além disso, neste momento, você também deve se perguntar que tipo de negócio deseja abrir e se o sistema de franquias é um problema para você. O conceito tem que convencê-lo e responder a todas as suas perguntas abertas e ser coerente em todos os aspectos. 

Reúna o máximo de dados possível sobre o setor e converse com especialistas da área. Quando terminar essa parte, você terá em mãos um conceito grande que o levará direto para a segunda fase – o plano de negócios.

2. Crie um plano de negócios e planeje o financiamento

Se você já passou pela primeira etapa, pode inserir o conceito de sua loja no plano de negócios que já concluiu quase todo plano. Este plano não só ajuda você, mas principalmente terceiros como parceiros, bancos ou investidores Obtenha insights sobre seu modelo de negócios e descubra se os investimentos financeiros valem realmente a pena. 

Com este plano, você também justifica que tem ideias realistas e que pode não apenas usar bem os empréstimos dos bancos com um plano financeiro coerente, mas também reembolsá-los após um determinado período de tempo. 

Você deve, mostrar em seu plano financeiro, que é melhor listar os custos dos primeiros três anos, que você define os preços corretamente, planeja uma margem lucrativa e realista e, ao mesmo tempo, mantém uma visão geral de todos os custos incorridos.

Além do financiamento para a abertura da loja, você também precisa convencer que pensou na localização, no seu público-alvo e também nas estratégias de marketing e vendas.

Quem são exatamente meus clientes e como alcançá-los? Por que esse local é tão lucrativo? Quão altos podem ser os preços para que minhas mercadorias sejam compradas? Tenho concorrentes diretos na minha área? Eu também vendo meus produtos online? Como comunico novas ofertas ou promoções? Para lhe dar uma visão geral dos capítulos individuais que devem ser listados em seu plano de negócios, gostaríamos de resumir os seguintes pontos para você:

  • Ideia, oferta e público-alvo
  • Mercado e concorrência
  • Visões e objetivos
  • Estratégia
  • Marketing
  • Forma legal e impostos
  • Equipe fundadora e organização
  • Finança
  • Análise SWOT
  • Sumário executivo

3. Marketing e vendas para sua loja

Para vender seus produtos ou serviços e atingir seu público-alvo sem nenhum desperdício, é preciso pensar em seus canais de vendas e em quais estratégias de marketing deseja utilizar. 

Utiliza uma loja online ou também vende os seus produtos através de plataformas de venda? Como você quer que os clientes conheçam sua loja? Através de publicidade exterior e impressa, através de anúncios na Internet e através das redes sociais? Você não deve mais ficar sem seu próprio site e contas de mídia social. 

Dependendo de qual público-alvo você deseja alcançar, eles também usam as plataformas sociais para obter informações facilmente. Qual é o seu horário de funcionamento e existem ofertas atuais? Você pode usar marketing local, como eventos pop-up ou cooperação regional? Em todas as suas decisões, é importante que você conheça muito bem seus clientes e saiba a melhor forma de alcançá-los.

Abertura de lojas em tempos de Corona: regulamentos

Como se aplicam regulamentos especiais devido à pandemia de corona, é claro que você deve saber o que precisa fazer ao abrir uma loja neste momento. Estes regulamentos referem-se em particular às medidas de higiene e proteção que deve implementar no seu negócio:

  • Observe o regulamento de distância e garanta que todos os clientes possam manter uma distância de pelo menos 1,5 metros uns dos outros.
  • Aponte como os clientes devem entrar na sua loja.
  • Você deve postar avisos ao cliente em todos os lugares que mostrem as regras.
  • Seus funcionários devem ser especialmente treinados, usar máscaras e trabalhar atrás de acrílico no caixa.
  • Dependendo do tamanho do seu negócio, apenas um certo número de clientes pode entrar dentro do local.
  • Certifique-se de ter dispensadores de álcool em gel posicionados na frente e dentro da loja.
  • Garanta que seus clientes também usem máscaras.

Conclusão: abra sua própria loja

Se você considerar essas etapas  durante a fase inicial, nada impede o seu sonho de ter sua própria loja. Dependendo do tema, vale a pena ouvir os conselhos de especialistas e fazer uma extensa pesquisa com bastante antecedência. 

Embora possa parecer inconveniente abrir sua própria loja no momento, você não deve deixar que isso o desencoraje – se sua ideia de negócio for realmente boa, você pode ter sucesso.