A vitamina antioxidante que combate o envelhecimento

Olá, estamos aqui com mais um artigo e hoje pra falar sobre a coenzima Q 10. Entender como ela atua contra o envelhecimento precoce. A coenzima Q 10 é uma substância lipossolúvel, antioxidante, que tem uma estrutura parecida com a de uma vitamina. Por isso, ela também é conhecida como vitamina Q10.

Ela pode ser encontrada em pequenas quantidades, em alguns alimentos vegetais sendo que carnes, aves e peixes com alto teor de gordura são as fontes mais ricas. Além disso, o nosso organismo produz a coenzima Q 10. Antes de falar sobre a sua relação com o processo de envelhecimento, que você deve tá curioso É preciso entender que a coenzima Q 10 tem uma potente atividade antioxidante, que quer dizer que ela neutraliza os radicais livres que causam danos nas células e com isso, ela é essencial pro funcionamento do coração, pra regular a pressão arterial, tá envolvida no crescimento e diferenciação celular, protege o cérebro, atua na regeneração muscular, protege DNA e a pele.

Pele, envelhecimento, conseguiu fazer relação? Os danos causados pelos radicais livres, aceleram o processo de envelhecimento dos tecidos e dentre eles, o que fica mais evidente é a pele.

A coenzima Q10, portanto, reforça a barreira de defesa natural da pele com sua atividade antioxidante, a proteção contra os danos celulares, permite o desaceleramento do processo de envelhecimento cutâneo, que pode ser refletido na melhora do aspecto da pele A principal atuação da coenzima Q 10, além da sua atividade antioxidante, é dentro das mitocôndrias, que são renal acelulares que produzem energia.

Como todas as atividades celulares, dependem de energia, a Q 10 é essencial pra saúde de todos os órgãos e tecidos. Nutre, quer dizer, então, que sem coenzima Q 10 não tem energia pras células funcionarem?

Exatamente Ela é uma substância tão importante e tão necessária que o nosso próprio organismo é capaz de produzir, com uma medida de precaução pra que ela seja oferecida de maneira adequada pra desempenhar todas as suas funções, mas tem um problema, com o passar da idade, a produção de coenzima Q 10 é naturalmente diminuída, prum processo natural e fisiológico do próprio envelhecimento e também a deficiência de nutrientes que são necessários pra sua síntese, vai baixar a sua produção e por isso, fica aqui a minha orientação.

Procure um profissional nutricionista pra avaliar a necessidade de ajuste alimentar ou de suplementação. Bom, era isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *