A influência da família no uso de drogas

As drogas são substâncias lícitas e ilícitas com a função de alterar sistemas do corpo e da mente. As drogas lícitas são substâncias autorizadas pelo Estado, como o cigarro e álcool além de remédios com prescrição médica. Drogas ilícitas são drogas não autorizadas com a maconha, cocaína, crack, heroína, shank e dentre outras drogas que levando a destruição do viciado em narcóticos.

De acordo com informações feitas pela UNODC, “Além disso, as relações pais-filhos e famílias caracterizadas por indiferença, falta de comunicação, insegurança emocional e inconsistência dos pais no cuidado e confortar das crianças durante os primeiros anos de desenvolvimento está associado a maiores riscos de depressão, ansiedade e problemas de relacionamento entre crianças e adultos. Esses fatores costumam caracterizar famílias com pais usuários de drogas, onde os relacionamentos familiares tendem a ser interrompidos, especialmente se a mãe for viciada. Quando pais abusam de substâncias, filhos têm maiores chances de exposição repetida à álcool e drogas e conflitos familiares e violência, incluindo abuso físico e verbal. ”

Pesquisas apontam que não apenas pais tem interferência sobre uma criança ou um adolescente, mas também tios e tias, avós e avôs, primos e primas. Familiares parentescos podem ter influencias para que um adolescente use drogas. A UNODC relata que “ Com as últimas estimativas globais, cerca de 5,5% da população entre 15 e 64 anos já usou drogas pelo menos uma vez no ano passado, enquanto 36,3 milhões de pessoas, ou 13% do número total de pessoas que usam drogas, sofrem de transtornos associados ao uso de drogas. ”

Quais são as drogas mais consumidas

As drogas mais consumidas entre os brasileiros são o álcool, fumo e maconha. O álcool e o fumo são as drogas lícitas, autorizadas pelo Estado e consequentemente sua comercialização é rápida e fácil. Famílias que fazem o uso de drogas podem ter um lar desestruturado, cheio de brigas, desorganização, sem relações de apoio, falta de comunicação, e sem enfrentamento familiar. As pessoas que fazem o uso de drogas consomem em decorrer a algum acontecimento em suas vidas. A droga é uma tentativa de frustação para que pessoas esqueçam de seus problemas ou para controlar seu estresse. Sabemos que as drogas têm grande interferências no convívio familiar, além de causar destruição a mente e ao corpo, veja as consequências:

  • Asma
  • Infarto
  • Aneurisma
  • Ansiedade
  • Depressão
  • Destruição dos neurônios
  • Problemas nos rins
  • Problemas no fígado
  • Overdose
  • Infecções
  • Esquizofrenia
  • Câncer no pulmão
  • Câncer no fígado
  • Câncer no pâncreas
  • Câncer no rim
  • Câncer no esôfago
  • Trombose
  • E dentre outras doenças

A influência da família

A influência da família é determinante para que uma criança na adolescência consuma drogas, filhos que tem um relacionamento positivo com os pais tendem a ter um distanciamento com o uso de drogas. A supervisão dos pais, monitoramento, disciplina, comunicação, dialogo, valores, suporte emocional, ajuda em resoluções de problemas podem fazer com que a criança cresça em um ambiente familiar saudável e seguro. O que leva uma pessoa a consumir drogas? Veja abaixo:

Influência: Há uma grande parte da população acredita que amigos podem levar uma pessoa a consumir drogas, mas não apenas amigos podem interferir no uso. Familiares tem uma grande influência para que o uma pessoa se torne um dependente químico.

Bullying: Uma criança no período da infância que passa por ofensas verbais e físicas pode ter grandes sequelas no futuro, fazendo com que ele tenha traumas e usando das drogas para ter um refúgio.

Problemas: Traumas, problemas do passado e dificuldades pode fazer com que uma pessoa consuma substâncias lícitas e ilícitas, a droga pode ser um refúgio momentâneo para esquecer dos traumas do passado.

Problemas financeiros: Para esquecer de problemas financeiros, o uso de droga ajudará provisoriamente a não se preocupar. Mas fará com que sua situação piore cada vez mais.

Problemas psíquicos: Há muitas pessoas que fazem o uso das drogas para controlar a depressão e ansiedade, mas quando os efeitos das drogas passar poderão ser intensificados, deixando a situação cada vez pior.

Busca por prazer: Bem-estar, euforia, animação, agitação pode ser uma das causas para fazer com que uma pessoa comece a usar drogas.

É comum para famílias brasileiras acompanharem os filhos em algum tipo de droga, o mais comum é a bebida alcoólica, mas com base em uma droga lícita poderão vir drogas ilícitas transformando uma pessoa dependente. Os pais e familiares têm grandes influencias sobre crianças e adolescentes e é importante que pais tenham entendimento para evitar possíveis problemas futuros.