8 técnicas de recrutamento e seleção para o RH aplicar na contratação de agentes de atendimento

O setor de recursos humanos é o grande responsável pela escolha de agentes de uma equipe de atendimento ao cliente. Por isso, os profissionais desse departamento devem  sempre atualizar suas técnicas de recrutamento e seleção para, assim, escolher os talentos de forma mais assertiva. 

Uma contratação mal conduzida pode afetar toda a rotina de relacionamento com o cliente, prejudicando não só as relações interpessoais, mas também as estratégias de crescimento do empreendimento. 

E, considerando a pesquisa da revista PEGN, que mostrou que 61% dos consumidores afirmaram que o bom atendimento é mais importante que o preço ou qualidade dos produtos, focando no recrutamento o Recursos Humanos as empresas conseguem alcançar a preferência dos clientes com mais facilidade. 

É por meio do recrutamento e seleção que o RH consegue identificar se um candidato conta com as soft skills fundamentais para lidar com o público. E para te ajudar na escolha de uma boa equipe de atendimento ao cliente, reunimos neste conteúdo oito técnicas de recrutamento e seleção. Aproveite as dicas!

8 técnicas de recrutamento e seleção para o RH

Quando o RH utiliza boas técnicas de recrutamento e seleção na contratação da equipe de atendimento de uma empresa, ele soma ao setor de relacionamento inúmeras vantagens, como:

  • aumento da produtividade;
  • diminuição do turnover;
  • diminuição do absenteísmo;
  • melhoria do clima organizacional;
  • redução de custos;
  • e outras.

Por isso, quanto mais preparado o recrutamento e o Recursos Humanos for, mais resultados a empresa alcançará. 

Confira a seguir as oito  técnicas que reunimos a fim de auxiliar o RH a impulsionar os resultados ao buscar os melhores talentos. 

  1. Contratações por indicação 

A contratação por indicação é uma técnica de recrutamento e seleção que o Recursos Humanos utiliza internamente a fim de selecionar talentos indicados por colaboradores que já fazem parte da empresa.

Indicações podem tornar o processo de recrutamento mais rápido, mas, assim como qualquer outro procedimento do negócio, ele deve ser planejado,para que a indicação não se torne apenas uma aposta ou um mau investimento.

  1. Inbound recruiting

Inspirado no inbound marketing, o inbound recruiting é uma técnica de recrutamento em que o RH cria atrativos para a empresa, no intuito que os candidatos desejem trabalhar naquele ambiente.

Para que esse método de recrutamento e seleção funcione, o setor de Recursos Humanos deve criar formas de educar os candidatos, produzindo artigos, ebooks, e-mails, webinars e tudo mais que divulgue o negócio de forma positiva.

  1. Seleção interna

A seleção interna é a técnica de recrutamento mais simples e utilizada pelo RH. É uma maneira bastante prática e objetiva de atrair novos talentos, tornando a análise dos colaboradores muito importante.

Nesse método são os agentes que azem parte da equipe de atendimento os observados, pois, são eles que possivelmente receberão mais demandas ou uma promoção. Por isso, ter um quadro de funcionários bem-estruturado e um plano de carreira definido pode potencializar esse processo. 

  1. Pool de talentos

O pool de talentos é uma técnica de recrutamento e seleção atual e eficiente, que substitui o tradicional banco de talentos. 

Trata-se de um método de reaproveitamento de candidatos que já passaram por algum processo de seleção na empresa, mas por alguma razão não foram contratados num primeiro momento.

Essa é uma estratégia em que o RH realiza o recrutamento, seja de uma equipe de atendimento ao cliente, ou de colaboradores para outros setores, utilizando um banco de talentos preexistente, com candidatos de alto nível.

  1. Promoção da flexibilidade

O relatório Global Talent Trends do Linkedin, apurou que 72% dos profissionais que realizam recrutamento e seleção veem a flexibilidade no trabalho como a segunda maior tendência global, perdendo apenas para as soft skills.

Por isso, outra técnica de recrutamento e seleção muito utilizada  é a de atrair talentos oferecendo-lhes um formato de trabalho flexível, com jornadas personalizadas, e possibilidade de uma rotina em home office.

Isso pode ser aplicado muito facilmente em equipes de atendimento ao cliente, considerando que a empresa conte com um software de suporte ao cliente que possa ser acessado de qualquer lugar, e possibilite aos agentes o trabalho remoto.

  1. Recrutamento social

No recrutamento social,  o RH utiliza as redes sociais como Facebook e Linkedin, para informar e divulgar vagas gratuitamente, e atingir milhões de pessoas.

Essa é uma técnica inovadora, focada em atingir os novos e conectados talentos, que veem as redes sociais como um espaço de diversão, aprendizado e trabalho.

Uma pesquisa da SHRM levantou que 84% das empresas já utilizam o recrutamento social na atração de candidatos, sendo esse um formato aproxima os negócios dos candidatos, localizados por meio das redes sociais.

  1. Headhunters e consultorias

Quando uma equipe de atendimento precisa de um Customer Success Manager, o ideal é investir em um recrutador que consiga identificar o melhor gestor, para que o departamento de relacionamento da empresa siga realmente em direção à oferta de melhores experiências e satisfação para os clientes. 

Essa é uma estratégia em que o próprio RH, quando não se sente capacitado para essa busca, contrata uma equipe e terceiriza o recrutamento, e, geralmente, quem realiza essa função são os chamados headhunters ou consultorias específicas.  

  1. Automatização de etapas

Para que todas as técnicas de recrutamento e seleção usadas pelo RH sejam eficientes, é muito importante que todo o processo seletivo seja automatizado, pois, a utilização de um software pode potencializar os resultados da seletiva, e, principalmente, auxiliar na identificação dos melhores talentos.

Atualmente, a tecnologia pode ser aplicada em todas as demandas de uma empresa, e contar com as facilidades da automatização  torna o recrutamento muito mais ágil e sincronizado ao negócio.

Agora que você aprendeu oito técnicas de recrutamento e seleção, que tal colocá-las em prática na hora de escolher sua equipe de atendimento ao cliente?