Passeios em Gramado

8 coisas grátis e divertidas para fazer em Gramado

Gramado, Rio Grande do Sul, Brasil é uma pequena cidade na parte sul do país. É famosa pela Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, que é construída em estilo neogótico e lembra o exterior de um castelo. Com seu visual antiquado e história que remonta a 1589, é fácil perceber porque foi usado como cenário de vários filmes e programas de TV. Conheça os passeios em Gramado agora:

1) Ande pelas ruas

Caminhar pela cidade é uma ótima maneira de explorar e apreciar todas as vistas e sons de Gramado. Você terá uma ideia da cultura e das pessoas, e poderá até tropeçar em algumas jóias escondidas. Além disso, é uma ótima maneira de fazer algum exercício! 

Se você estiver se sentindo ousado o suficiente, atravesse a ponte sobre o Lago Guaíba à noite e se deslumbre com as milhões de luzes que cercam este famoso marco. Para quem procura algo mais sedentário, visite um dos muitos museus da cidade ou simplesmente faça compras no Centro Comercial Prática. Não importa o que você faça; contanto que você se divirta e se divirta ao fazê-lo, não haverá arrependimentos.

2) Explore as trilhas naturais

Existem muitas trilhas naturais diferentes localizadas em Gramado. Eles variam em dificuldade, então há algo para todos. A melhor parte é que todos eles são totalmente gratuitos para usar. Caminhar ou andar de bicicleta por essas trilhas é uma ótima maneira de ver algumas das paisagens incríveis que Gramado tem a oferecer. Outra vantagem dessas trilhas é que você pode encontrar algumas espécies raras de plantas se souber o que está procurando. Também é uma excelente oportunidade para tirar fotos com a família, pois há muitos lugares onde você pode parar e fazer pausas! Uma das minhas partes favoritas sobre essa atividade é como é tranquilo estar na natureza. Sempre me dá tempo para pensar sobre as coisas e realmente desacelerar.

3) Prove um vinho de classe mundial

A primeira coisa gratuita e divertida de se fazer em Gramado é provar um vinho de classe mundial. A cidade abriga muitos vinhedos diferentes, todos com degustações gratuitas. E, se encontrar um vinho que goste muito, pode comprar uma garrafa (ou duas) para levar para casa. Para saber onde fica o vinhedo mais próximo, basta consultar o mapa interativo em seu site.

Há uma abundância de restaurantes na área que servem comida feita com ingredientes locais e muitas vezes têm especiais fantásticos disponíveis também! Alguns favoritos incluem La Bodega Vieja, Olympea, Il Giardino di Anna Maria, bem como Mero Rico, que tem um excelente menu de preço fixo disponível durante o horário de almoço.

4) Visite a Seção de Marcos

A rua comercial mais movimentada de Gramado se chama Rua Coberta. É uma área comercial coberta cheia de lojas de luxo, onde você pode fugir do frio ou do calor. Se você estiver procurando por lembretes, vá até aqui. Além disso, existem alguns restaurantes localizados dentro da área comercial para que você possa comer enquanto faz compras.

Um dos marcos mais conhecidos de Gramado é a Igreja Matriz. Foi idealizado por José Maria de Almeida Jardim e existe desde 1779. Você não pode perder a enorme estrutura ao passear pelas ruas do centro de Gramado! A entrada é gratuita, mas as doações são solicitadas se você deseja entrar na igreja real.

Se arquitetura não é sua praia, toda a cidade está repleta de atrações interessantes para ver. Confira a Casa dos Contos no Parque Farroupilha para artefatos interessantes, como moedas e cédulas antiquadas da história brasileira, bem como móveis de todo o Brasil (o segundo andar abriga peças antigas).

5) Vá às compras

Os fãs de compras certamente vão gostar de percorrer as inúmeras lojas no centro da cidade. Tudo é oferecido, incluindo roupas, acessórios, mercadorias, refeições e bebidas. O mais legal é que é totalmente grátis! Se você não gosta de fazer compras, passeie pelo lago, no Parque dos Mártires ou vá a um museu na Avenida Lúcio Cost. Há muito mais coisas interessantes para fazer em Gramado, que são totalmente gratuitas. 

6) Brinque nos parques

Quando há tantas atividades para escolher na cidade, é simples negligenciar a natureza. Mas Gramado também abriga alguns parques fantásticos que são perfeitos para um dia de diversão. O fato de serem todos gratuitos é a melhor parte! Então leve uma comida para um piquenique e aproveite o dia em um desses parques. 

O parque infantil do Parque da Cantareira tem escorregadores, balanços, gangorras e outros brinquedos. No Parque Bandeirantes, há quadras de vôlei, churrasqueiras e até um pequeno zoológico onde você pode se aproximar de um avestruz ou de um canguru. A área de piquenique no Parque Piquete Grande tem banheiros e churrasqueiras, o que é muito conveniente se você tiver crianças.

7) Tire fotos

Existem inúmeras opções de fotos em Gramado, desde a beleza natural intocada do Lago Negro até atrações artificiais como o Mini Mundo. E o melhor é que será grátis para você! Então prepare suas câmeras e comece a tirar fotos. A abordagem ideal para tirar fotos é caminhar pela cidade ou andar de bicicleta, pois dessa forma você pode obter uma variedade de vistas do mesmo local.

Basta pedir a alguém uma foto na rua se quiser ter uma ideia da vida cotidiana na área; Eu quase posso garantir que eles vão concordar porque todos aqui são muito amigáveis! Tente olhar para cima ao tirar fotos na frente de estruturas para que você possa capturar o céu ao fundo. E não se esqueça de desligar o flash para não incomodar quem estiver por perto. O grafite também pode ser usado como fundo criativo!

8) Saboreie a culinária local

Quando estiver em Gramado, você tem que experimentar a culinária local! Alguns dos melhores pratos incluem churrasco, polenta e pão de queijo. E o melhor é que você pode encontrar essas deliciosas refeições em qualquer um dos muitos restaurantes de beira de estrada da cidade. Se você procura uma experiência mais sofisticada, vá ao restaurante Picanha da Bahia, onde o rodízio de carnes custa apenas R $28 por pessoa. O prato mais popular do cardápio são as costelas de boi embrulhadas em bacon, cozidas em brasas até que caiam do osso.